Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Educação Vitória da Conquista

Pesquisadores apresentam resultados de estudo feito em comunidades quilombolas de Vitória da Conquista

Projeto-Comquista--Professores da Universidade Federal da Bahia, Campus Anísio Teixeira, em parceria com professores da Universidade Federal de Minas Gerais, como parte do Doutorado Interinstitucional (DINTER) instituído entre as duas universidades, realizaram, entre os anos de 2011 a 2014, um estudo, denominado de “Projeto COMQUISTA”, nas comunidades quilombolas de Vitória da Conquista.

In loco, os pesquisadores investigaram as condições de vida, a situação de saúde, o acesso e o uso de serviços de saúde pela população quilombola do município. Foram visitados 393 domicílios e entrevistadas 797 pessoas que moravam nas comunidades “Corta Lote”, “Maria Clemência”, “Furadinho”, “Lagoa de Melquíades” e “Boqueirão”.

O estudo já rendeu 11 teses de doutorado, 15 artigos científicos (disponíveis para consulta online em <http://projetocomquista.wordpress.com>) e apresentação de resumos em vários eventos científicos, a exemplo do “III Seminário Internacional sobre Saúde da População Negra”, “IX Congresso de Epidemiologia”, “10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva” e “XX Congresso Brasileiro de Hipertensão”.

Em 2013, os pesquisadores do projeto deram início à apresentação dos resultados. Primeiramente, tomaram conhecimento dos dados da pesquisa autoridades e gestores locais no I Simpósio sobre Saúde da População Quilombola, realizado em novembro daquele ano.

Já em 2014, quem teve acesso aos resultados do estudo foi a própria população investigada: as comunidades quilombolas. A primeira etapa da apresentação do projeto aconteceu no último mês de novembro num evento promovido pelo Conselho Regional Quilombola em Comemoração ao Dia da Consciência Negra.

A segunda e última etapa ocorreu em dezembro do ano passado, quando foram apresentados os resultados principais para as lideranças comunitárias na reunião do Conselho Regional Quilombola de Vitória da Conquista. Duas representantes da Secretaria Municipal de Saúde do município estiveram presentes nessa reunião e se comprometeram a elaborar um plano de ação para o enfrentamento dos principais problemas identificados pela pesquisa.

Os resultados da pesquisa, com o seu diagnóstico, bem como os nomes dos coordenadores e pesquisadores do projeto, podem ser conferidos através do link Projeto COMQUISTA – Boletim epidemiológico. Caso queira saber mais a fundo a respeito do projeto, acesse o site projetocomquista.wordpress.com ou entre em contato com a coordenação pelo e-mail vanessaenut@yahoo.com.br.