Vitória da Conquista

Paciente com leucemia aguda espera há mais de 40 dias por transferência no HGVC

Alex Sandro é morador do Bairro Urbis V e está internado há dias

Internado com leucemia aguda no Hospital Geral de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, o paciente Alex Sandro Alves espera transferência para Salvador há 42 dias. Mesmo com uma determinação judicial publicada no dia 7 de julho, nesta quarta-feira (20) Alex ainda não havia conseguido vaga em algum hospital na capital baiana.

O tratamento para doença de Alex é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas só é feito em Salvador. De acordo com a irmã do paciente, Maria Sandra Alves, nem a decisão judicial, conquistada com apoio da Defensoria Pública, tem acelerado o processo. “A única novidade no caso é que ele está com uma liminar. Essa liminar foi dada pelo juiz, mas ninguém fez valer essa lei. Ele continua aqui, pegou Covid-19 e o quadro piorou”, desabafou a irmã.

O paciente está internado no Hospital Geral de Vitória da Conquista

A decisão determina que o Estado transfira o paciente para um hospital da rede pública que faça o tratamento ou pague o tratamento em um hospital da rede particular. Cerca de 15 dias após a publicação da decisão, a família segue sem resposta e previsão da data de transferência. “O que a gente está passando eu não desejo para ninguém. O que eles estão fazendo é um descaso, ele não é o primeiro e pelo visto não vai ser o último”, desabafou. O Hospital Geral de Vitória da Conquista informou que Alex é assistido e medicado dentro das possibilidades que a unidade pode oferecer diante do quadro de saúde dele.

Além disso, o hospital afirmou que a solicitação de transferência para um hospital de Salvador é feita diariamente pela equipe da unidade, bem como a atualização do quadro do paciente. Através de nota, a Central Estadual de Regulação informou que segue em busca de uma vaga para Alex Sandro e que a gravidade do estado de saúde dele em relação ao total de solicitações é mais um fator de análise da equipe médica. A Central também explicou que a disponibilidade de vagas nos hospitais acontece só em casos de alta médica ou morte, por isso não é possível afirmar quando a transferência do paciente será realizada. //Fonte: G1 Bahia.