Cultura

Outubro Jovem começa com exposição fotográfica e inscrições para oficinas

O mês em comemoração à Juventude está com uma série de ações em Vitória da Conquista por meio do “Outubro Jovem”, que teve a abertura nesta quarta-feira (13) com a mostra fotográfica. Palestras, oficinas, cursos e encontros virtuais destinados aos jovens são promovidos pela Prefeitura Municipal e seguem até o dia 25 de outubro.

A Coordenação da Juventude, ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), está à frente das ações. “Temos uma programação intensa, multidisciplinar, envolvendo várias secretarias, com muitas atividades presenciais, inclusive”, salientou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcos Ferreira.

Edna Nolasco prestigia abertura da Mostra

Mostra fotográfica celebra Mês da Juventude e “Dia de Sair do Armário”

A exposição, em celebração ao Mês da Juventude e ao “Dia de Sair do Armário”, vai até amanhã (15) e traz fotografias de alunos de idade entre 15 e 29 anos que participaram das Oficinas de Fotografia do Programa Estação da Juventude 2.0 e também da fotógrafa Edna Nolasco.

Em maio deste ano, dez jovens participaram da oficina de fotografia “A Margem da Imagem”, promovida pela Coordenação da Juventude e ministrada pelo professor Vinícius Purki. A oficina, que aconteceu de forma virtual devido à pandemia, permitiu que algumas fotografias dos alunos participantes fossem selecionadas para integrar a Mostra, instalada no espaço do Centro de Convivência do Idoso.

Fotógrafa e também expositora da série “Saindo do Armário”, Edna Nolasco prestigiou os resultados do curso de fotografia. “A fotografia nos permite treinar o nosso olhar. É uma fusão de cores e formas em busca de um equilíbrio na imagem. Para o nível iniciante, os alunos do curso foram muito bem”, avaliou Edna.

As Secretarias de Desenvolvimento Econômico (SMDE) e de Desenvolvimento Social (Semdes) desenvolveram o trabalho em conjunto para a promoção da diversidade. “A exposição de hoje reafirma o compromisso do Governo em garantir os direitos da população LGBTQIA+ e, sobretudo, visibiliza um pauta que é fundamental para a eliminação de toda a forma de preconceito”, afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias.

A musicista Ana Clara Lacerda Lima foi uma das modelos de Edna Nolasco para a exposição. Para ela, em uma sociedade que apresenta tantos perigos para a comunidade LGBTQIA+, a exposição trouxe para ela um espaço seguro. “Projetos como esse permitem a gente se mostrar. Esses dias foram muito importantes, porque eu tive essa oportunidade de me mostrar como eu sou, na área que eu mais amo, que é a área da música, a área que eu escolhi para viver. Eu achei uma iniciativa incrível, achei esse projeto esplêndido”, disse.

Inscrições para oficinas

Para participar das oficinas e workshop é preciso ter de 15 a 29 anos e preencher o formulário. Clique no banner de seu interesse e tenha acesso ao formulário: