Babado

‘Não tive sorte na vida amorosa, mas Deus compensou na profissão’, dispara Arlete Salles

Ao passar algumas horas ao lado de Arlete Salles (85) é possível compreender por que ela é dona de uma carreira de sucesso. Para além do talento nato, o profissionalismo da atriz deve ser valorizado. A dedicação que teve com seus dois recém-lançados projetos — ela gravou a novela Família É Tudo, na qual dá vida às gêmeas Frida e Catarina, e filmou Dona Lurdes ao mesmo tempo — se repetiu quando fez pausa na agenda para falar com exclusividade à CARAS. Um acidente de trânsito mudou a logística do ensaio, que seria feito nos Estúdios Globo. Por respeito à equipe que a esperou, mesmo após gravar diversas cenas, a veterana nos recebeu em casa, às 22h da noite, com sorriso no rosto! E parafraseando sua última peça, Ninguém Dirá Que É Tarde Demais para dar uma entrevista, para viver gêmeas pela primeira vez, para ser bisavó, para ser feliz…

– Aos 85 anos, você recebeu o convite para ser protagonista de uma novela. Como tem sido?

– Fiquei surpresa quando o Daniel Ortiz (autor) me ligou. Eu não esperava mais, nessa altura da vida, ser convidada para protagonizar uma novela. É um bom momento profissional. O trabalho me faz bem, me rejuvenesce, me revitaliza, me sinto mais forte, porque a profissão tem essa exigência de que você esteja bem. Por exemplo, essas duas personagens, sei lá que idade elas têm, mas uma pratica esportes radicais, então, precisa ser uma atriz da minha idade, mas que não aparente essa idade. Sei que aparento bem menos que a minha idade e tenho certeza de que é por causa do meu jeito, meu temperamento mais jovial. Acho que não vou envelhecer nunca!

– É mais comum as pessoas da minha idade não terem boas oportunidades de trabalho. Talvez eu possa ser considerada fora da curva, uma exceção, então estou bem feliz com esse projeto. Você falando assim até me faz pensar… não sei se sou uma inspiração para as mulheres ou uma esperança para as minhas colegas.

– As oportunidades diminuem mais rapidamente para as mulheres. Os homens, aos 50, ainda interpretam personagens galãs…

– A exigência estética em relação à mulher é muito maior do que a do homem e isso é no mundo inteiro. Quando a mulher se aproxima dos 50, pronto, já vai fazer a mãe, a avó. Os homens não, é uma beleza madura, fica mais fascinante e a mulher é como se fenecesse tão rápido; isso é cruel. Eu não sei o que pode estar acontecendo, porque eles teriam outras atrizes para esse trabalho. Talvez seja sorte minha, né? Fui escolhida entre tantas atrizes boas da minha faixa etária para viver essa experiência. Mas acho que foi uma loucura da minha parte escolher fazer o filme e a novela ao mesmo tempo. Foi bem cansativo, porque com a idade você cansa mais, mas deu certo, os resultados foram excelentes.