Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Política Saúde Vitória da Conquista

Médico do SAMU e vereadora trocam acusações de agressão verbal e física

a vereadora disse que foi agredida com um esbarrão proposital do médico responsável pela equipe do SAMU

a vereadora disse que foi agredida com um esbarrão proposital do médico responsável pela equipe do SAMU

A vereadora Lúcia Rocha (DEM) está sendo acusada de agressão verbal e física por um médico do SAMU 192, que estaria prestando um atendimento no Hospital Geral de Vitória da Conquista, na noite do último sábado (16). O médico prestou queixa no Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep). Segundo o boletim de ocorrência, o profissional iria colocar uma pessoa na emergência, quando a parlamentar alegou que o espaço seria ocupado por uma pessoa amiga sua. A vereadora se defende, por meio de nota publicada no site da Câmara Municipal. Ela contou que foi chamada ao HGVC por familiares de uma paciente que se encontrava hospitalizada em situações precárias. Leia nota na íntegra:

“Ao chegar ao hospital presenciei uma cena crítica. A paciente estava em uma maca baixa, quase no chão, com aparelhos para ajudar na sua respiração. Ela havia sofrido um AVC e estava com 40º de febre”- relatou. A vereadora disse que uma enfermeira de nome Fernanda a ajudou, juntamente com outro enfermeiro e conseguiram uma maca alta para que a paciente não ficasse tão próxima ao chão.

Ainda, segundo a Lúcia Rocha, o médico plantonista do pronto socorro do hospital, Dr. Márcio, prestou todos os atendimentos necessários e informou que a paciente, que estava em estado grave, precisaria de um aparelho de respiração mais potente e que não havia nenhum disponível no hospital. Ela explicou que “com a ajuda da coordenadora do hospital, conseguimos o aparelho com o SAMU 192, que prontamente foi levar até o hospital”.

A vereadora contou que no momento em que a equipe do SAMU preparava o equipamento para colocar na paciente, ela presenciou uma cena lamentável: “Havia um senhor, com um acompanhante, que aguardava atendimento. Foi quando chegou um enfermeiro de nome Mário, para realizar um procedimento no pescoço do paciente. No primeiro momento, o enfermeiro tentou pegar a veia do lado direito do pescoço do senhor, que gemia de dor. Como não conseguiu, o enfermeiro fez mais uma tentativa no lado esquerdo do pescoço do paciente, que mais uma vez, demonstrou enorme sofrimento”.  Lúcia declarou que foi nesse momento que ela interviu e aconselhou o enfermeiro a realizar o procedimento no centro cirúrgico. “Sou leiga no assunto, mas acredito que seja um procedimento delicado e que não deveria estar sendo feito daquela forma, mas o enfermeiro não gostou e me insultou verbalmente”, relatou a parlamentar.

Durante esse ocorrido, a vereadora disse que foi agredida com um esbarrão proposital do médico responsável pela equipe do SAMU, Dr. Ostelino. A vereadora registrou um boletim de ocorrência e está tomando todas as providências legais para punir os envolvidos. “Eu estava naquele hospital como cidadã. Fui ajudar a população que precisava e fui hostilizada e agredida por profissionais que deveriam estar salvando vidas”, desabafou a vereadora.

A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou que vai apurar o ocorrido e adotar as devidas providências.

Com informações da Ascom/CMVC