Bahia

Marinha emprega dois helicópteros em ações de apoio aos estragos da chuva no Extremo Sul

O Comando do 2º Distrito Naval iniciou o apoio às ações de defesa civil na região do Extremo Sul baiano, em decorrência das fortes chuvas que promoveram estragos por lá.

 

Duas aeronaves da Marinha do Brasil (MB), deslocadas para a área, já estão sendo utilizadas nas operações de reconhecimento das áreas afetadas, busca e resgate, além de transporte de pessoal e material. A UH-15 Super Cougar, que está operando a partir de Porto Seguro, é um helicóptero de transporte de longo alcance, tem autonomia de até três horas e vinte minutos e capacidade de transportar até 28 militares com equipamentos individuais de combate.

 

Já a UH-12 Esquilo opera a partir de Teixeira de Freitas/BA. É um helicóptero de pequeno porte, com a mesma autonomia do UH-15 e pode transportar até três pessoas, além de sua tripulação.

 

Nesta tarde (11), a aeronave UH15 decolou de Porto Seguro, com cinco funcionários do SUS e material (120kg de medicamentos) para Itamaraju. Em seguida, transportou cinco Bombeiros Militares e carga (cestas básicas e água) de até 600 Kg, de Itamaraju para o distrito de Nova Alegria.

 

Em paralelo, militares do Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador estão em deslocamento

para o Sul do Estado, levando viaturas, equipamentos e botes, que poderão ser empregados no suporte ao abastecimento, desinterdição de estradas e demais apoios que se fizerem necessários.