Bahia Política

Líder do PSD no Senado ameaça obstruir votações em caso de corte na Ufba

Otto Alencar (PSD-BA) declarou em seu Twitter que, caso a ameaça seja pessoal e ideológica, ele e seu partido obstruirão todas as votações de interesse do governo

O líder do PSD no Senado, Otto Alencar (PSD-BA), declarou hoje (30) em seu Twitter que, caso a ameaça de cortar 30% dos recursos de três universidades federais seja pessoal e ideológica, ele e seu partido obstruirão todas as votações de interesse do governo.

A ameaça de corte foi feita por Abraham Weintraub, ministro da Educação, em entrevista ao jornal Estado de S. Paulo, e atinge a Ufba, além da UnB e UFF.

“Universidades que, em vez de procurar melhorar o desempenho acadêmico, estiverem fazendo balbúrdia, terão verbas reduzidas. A lição de casa precisa estar feita: publicação científica, avaliações científicas, estar bem no ranking”, declarou.

As instituições não foram comunicadas previamente, e todas as universidades enquadradas têm boas colocações em avaliações internacionais, como a classificação das melhores da América Latina. A Ufba se encontra na 30ª posição, a UnB em 16ª, e a UFF em 45ª.

Em resposta ao Metro1, o reitor da Ufba, João Carlos Salles, afirmou a universidade é um espaço diverso. Ele apontou ainda que despesas essenciais, como luz e segurança, ficarão comprometidas sem a verba. //Metro 1