Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Brasil Educação

Justiça determina renovação do Fies na Bahia; MEC vai recorrer da decisão

Estudantes reclamam de problemas para aditar contratos Foto: G1

Estudantes reclamam de problemas para aditar
contratos
Foto: G1

A Justiça Federal determinou desbloqueio do Sistema Informatizado do Fies (SisFies) e a renovação de todos os contratos já firmados com o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) na Bahia, independentemente do índice de reajuste nas mensalidades aplicado pelas instituições do ensino superior.

Segundo a Defensoria Pública da União (DPU) na Bahia, a decisão foi tomada pela juíza em exercício da 12ª Vara Federal, Luísa Ferreira Lima Almeida, no dia 30 de abril, e divulgada na terça-feira (5). O Ministério da Educação informou que já foi notificado e que vai recorrer da decisão.

Conforme o DPU-BA, a determinação judicial é válida apenas para a Bahia e obriga o Ministério da Educação (MEC) a realizar o aditamento dos estudantes nos semestres 2015.1 e 2015.2. A decisão foi motivada por ação civil pública ajuizada pela Defensoria contra a União e o Fundo Nacional de Desenvolvimento de Educação (FNDE), no dia 17 de março. Fonte: G1.