Bahia

Jerônimo retorna a Salvador após conseguir avanços em projetos para o estado

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) retornou a Salvador nesta segunda-feira (17), após passar mais de duas semanas na China e um dia nos Emirados Árabes. O gestor baiano terminou integrando a comitiva do presidente Lula (PT) e fez dois acordos com empresas internacionais. Apesar disso, não conseguiu oficializar investimentos para os principais projetos que buscava fora do país.

Em Abu Dhabi, o governo assinou com a empresa Acelen – que comprou a Refinaria de Mataripe no governo Bolsonaro – o investimento de cerca de R$ 12 bilhões para os próximos 10 anos. Já na China, foi firmado um acordo de cooperação no ramo agropecuário entre empresas baianas e a chinesa Deej Word.

O estado anunciou também a previsão da assinatura de um acordo com a firma de tecnologia Huawei para que ela se instale no Parque Tecnológico da Bahia, na capital baiana.

Apesar dos novos projetos, os principais objetivos da viagem de Jerônimo não foram consumados. Em diversas reuniões e visitas à BYD, vencedora da licitação para implantar o VLT do Subúrbio, Jerônimo conseguiu apenas “avanços” nas conversas com empresários. A obra está parada há dois anos no estado.

Com a empresa de carros eletrônicos, a ideia também era a de conseguir a instalação de uma fábrica em Camaçari. Ela seria implantada no lugar da Ford, que encerrou as suas atividades no local em 2021. Os avanços anunciados pelo governo também dizem respeito a conversas, com o apoio do governo federal.

Além disso, a construção da Ponte Salvador-Itaparica permaneceu na etapa das negociações. Na China, Jerônimo visitou as empresas CCCC e CR20, que integram o consórcio do projeto, e conversou com empresários. Nenhum acordo ainda foi firmado, mas Lula assumiu o compromisso com o governador de conseguir os investimentos internacionais para a obra.