Clima Vitória da Conquista

Inverno chega “pra valer” em Vitória da Conquista

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

POR BIA OLIVEIRA

Considerada a capital do Sudoeste da Bahia, pela sua localização e desenvolvimento, e chamada de Suíça Baiana, pelas baixas temperaturas registradas em alguns períodos do ano, Vitória da Conquista vive um desses momentos de frio intenso, com o inverno que teve início no dia 21 de junho, quando ocorre o solstício de inverno – a noite mais longa do ano. Até então, o clima era ameno, mas, desde domingo, a cidade mais parece um “freezer”, de tão gelada que se encontra.

Para alguns conquistenses, como Dona Maria Eulália, 75 anos, moradora do Bairro Cidade Maravilhosa, o frio demorou a chegar. “Antes a gente sentia a mudança no clima já desde o final de abril, dessa vez, só teve frio em alguns dias de junho, próximo ao São João, e agora, eu já estava até desacostumando”, disse.

Embora já esteja acostumada ao frio, devido aos muitos anos que mora em Vitória da Conquista, Dona Eulália reconhece que a temperatura baixa reduz os seus movimentos diários. “É ruim porque a gente quase não sai de casa, além disso, eu sinto muita dor nos ossos, prefiro o calor”, afirma.

Enquanto os idosos sentem os impactos do frio, as crianças encaram como algo normal. “Eu não sinto frio, acho que é porque eu brinco muito”, disse o garoto João Pedro, de 12 anos. Laís, de 7 anos, pensa a mesma coisa. “Minha mãe diz pra eu vestir a blusa, mas eu não sinto esse frio que ela fala”.

Outras cidades da Bahia, como Maracás e Rio de Contas, também apresentam temperaturas baixas. Os institutos de meteorologia preveem frio durante toda a semana.