Cultura Vitória da Conquista

Instrumentos musicais chegam ao núcleo conquistense do Neojiba

Desde o dia 25 de julho, já estão sendo ministradas as aulas de iniciação musical, envolvendo 60 crianças entre 6 e 9 anos

Desde o dia 25 de julho, já estão sendo ministradas as aulas de iniciação musical, envolvendo 60 crianças entre 6 e 9 anos

São 42 instrumentos, entre violinos, violas, violoncelos e contrabaixos que serão utilizados por educandos do programa Conquista Criança
Acabam de chegar à sede do programa Conquista Criança os 42 instrumentos de corda enviados a Vitória da Conquista pela Secretaria Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social. São violas, violinos, violoncelos e contrabaixos que serão utilizados no núcleo conquistense do programa Neojiba.

Desde o dia 25 de julho, já estão sendo ministradas as aulas de iniciação musical, envolvendo 60 crianças entre 6 e 9 anos. As de instrumentos de corda – para as quais estão reservadas outras 80 vagas entre os educandos do programa municipal – serão iniciadas em breve.

Para o dia 26 de agosto, está agendado um encontro na sede do núcleo com os pais dos alunos do Neojiba. Na ocasião, eles poderão assistir a demonstrações do conteúdo que seus filhos já estão aprendendo.

As discussões sobre a instalação de um núcleo do Neojiba em Vitória da Conquista foram iniciadas no segundo semestres de 2015. A ideia foi lançada publicamente em dezembro, quando a Orquestra Neojiba se apresentou no Natal da Cidade.

Agora, com a chegada dos instrumentos, o projeto se concretiza. “O objetivo é apresentar às crianças o mundo da música com todos os benefícios com relação à memória, à educação, à comunicação, à sensibilidade”, explica a coordenadora do núcleo local do Neojiba, Bruna Garófalo. “A ideia é dar uma oportunidade à criança. Abrir caminhos para que ela possa enxergar a vida de outra forma, através da arte”, acrescenta Bruna.

Programa – Criado em 2007 pelo Governo Estadual, o programa Neojiba possui núcleos nos municípios de Porto Seguro, Simões Filho e Feira de Santana. A iniciativa atende a crianças, adolescentes e jovens em núcleos de prática orquestral e coral e através de ações de extensão, como a Rede de Projetos Orquestrais da Bahia e o projeto Neojiba nos Bairros.