Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Cultura Vitória da Conquista

IFBA realiza concertos de piano

A programação marca a inauguração do piano de cauda adquirido pela instituição

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Vitória da Conquista, realiza até 17 de abril, uma série de concertos que marcarão a inauguração do piano de cauda adquirido pela instituição. O objetivo do evento, que acontecerá no auditório do Ifba, tem o objetivo de apresentar o instrumento em suas múltiplas facetas.

A série de concertos será aberta com uma homenagem a Villa-Lobos, o mais importante compositor brasileiro de todos os tempos, no mês de seu 126° aniversário de nascimento. A programação também contará com cinco concertos, apresentados por 13 intérpretes, que executarão obras de 33 diferentes compositores. Nas apresentações, eles mostrarão as diversas possibilidades de pesquisa sonora com o instrumento: o piano como instrumento solista; na música de conjunto; a quatro mãos e no canto coral.

O piano em Conquista

Nas décadas de 1970 e 1980, o piano vertical, conhecido como piano de armário, era um instrumento facilmente encontrado nas residências conquistenses. Naquela época, além de um razoável comércio de pianos usados, muitas lojas exibiam instrumentos novos em meio aos móveis. Em virtude do valor do instrumento, a popularidade dos teclados portáteis ou a influência de outros estilos musicais, o piano passou por uma fase de pouca popularidade na cidade.

Nos últimos anos, o piano de cauda iniciou a retomada de sua popularidade, podendo ser encontrado, inclusive, na cidade, sendo alguns de particulares e dois outros em igrejas, além do adquirido pela Prefeitura Municipal em 2011. O piano de cauda do Ifba surge como o primeiro instrumento de concerto alocado numa sala apropriada.

Confira a programação:

Piano, um instrumento solista.

Intérpretes: Pablo Fornassari, Marcos Ferreira, Ludwig França, Werbert Viana e Rerbert Viana.
11 de abril, quinta-feira, 19h30min.

O piano na música de câmera.
Interpretes: João Omar (cello), Emerson Dimattos (violino), Claudia Cavalcante e Marcos Ferreira (piano).
17 de abril, quarta-feira, 19h30min.

O piano no canto coral.
Intérpretes: Madrigal do IFBA, Coral da UESB, Coral Sefaz DAT Sul e Coral da terceira idade.