Desde a última sexta-feira (22) chove em Vitória da Conquista. Até as 6h30 deste domingo (24), foi registrado uma média de 70,39 mm de precipitações. Com as chuvas intensas, a Defesa Civil do Município recebeu os primeiros chamados de alagamento em residências no loteamento Vila Elisa e no povoado de Itapirema, além de erosão de terra no Jurema. Já outros locais que costumavam ter problemas estruturais como Panorama e Bateias 2 estão sem ocorrência, graças às obras de drenagem e pavimentação realizadas pelo Governo Municipal.

Desde cedo, as equipes do Governo Municipal, com orientação da prefeita Sheila Lemos, estão atendendo a cidade e a Zona Rural. Hoje, no final da manhã, foi detectado uma erosão de via no loteamento Jurema, entre as avenidas Bartolomeu de Gusmão e Juracy Magalhães. O Simtrans esteve no local e interditou um trecho da Rua Bolívia. Equipes da Defesa Civil e Seinfra investigam o que teria causado danos na via e na calçada, e vistoriam galpão na Juracy que teve uma parte da parede derrubada.

No início da manhã, técnicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) visitaram a bacia e as ruas do Panorama; a Rua Rio de Janeiro, no Comveima I, a Avenida Frei Benjamim, e ruas do Bateias II. Todos os locais estão sem intercorrências. Apenas na Avenida Filipinas, no loteamento Leblon, houve represamento de água em frente à escola.

Equipes da Defesa Civil se deslocaram também ao Vila Elisa e a Itapirema para vistoriarem os danos ocorridos nas residências dessas duas localidades e verificar eventuais necessidade de atuação da Política de Assistência Social.

O Comitê de Crise do Governo Municipal, coordenado pela prefeita Sheila Lemos, continua alerta e atuando na cidade e na Zona Rural. Além das ocorrências de hoje, a Prefeitura monitora e atua em áreas de risco, com limpeza e desobstrução de canais e vias, sinalização de vias e podas de árvores.

As equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR) também estão de prontidão nos distritos para garantir a segurança e mobilidade da população. Em Bate-Pé, houve alagamento na Unidade de Saúde, mas o Comitê de Crise já entrou com o Plano de Contingência. A situação segue monitorada.

“Com a experiência que tivemos das chuvas dos anos anteriores, criamos um Comitê de Crise, com ações integradas, uma força-tarefa, para atuar de forma rápida nas situações emergenciais. E não só isso, nós fizemos ações de prevenção para resolver ou minimizar os impactos de problemas que vivenciamos antes, como, por exemplo, a estradas da Zona Rural, que ficavam interditadas, e hoje não acontece mais isso, porque melhoramos as estradas e criamos rotas alternativas”, disse a prefeita Sheila Lemos, acrescentando: “E na Zona Urbana, temos aí as obras de infraestrutura que vieram como alternativa para problemas antigos de alagamento. Estamos avançando com melhorias significativas nos quatro cantos da cidade”.

Veja algumas dos locais atendidos: canais do Alto Maron – Santa Cecília; Campinhos (Av. Jadiel Matos/proximidades dos Condomínios); Av. 36, loteamento Comveima I; Rua Principal do distrito de Dantelândia; Rua 22, Comveima II; Av. Presidente Vargas e na Av. Cláudia Botelho, Candeias, decorrente da obra de duplicação da Av. Presidente Vargas; Miro Cairo; Vila Marina; avenidas Integração, Sifredo Pedral, Crescêncio Silveira, ruas Genésio Porto e Paulino Santos, caminho 3 da Urbis V e praças Gerson Sales e Sá Barreto; Estádio Lomanto Júnior; Praça da Avenida Ascendino Melo; Rua José de Sá Martins, Vila América; Caminho do Parque.

Novo alerta

O Inmet publicou novo alerta hoje, em que Vitória da Conquista sai do alerta laranja para o alerta amarelo. O aviso é válido até as 10h de amanhã(25).