Bahia

Governo da Bahia confirma concessão do Palácio Rio Branco a empresa que administra rede hoteleira

O Governo da Bahia aceitou a única proposta para a concessão do Palácio Rio Branco, localizado na Praça Tomé de Souza, no Centro Histórico de Salvador, e a licitação foi concluída nesta segunda-feira (31). O resultado será divulgado no Diário Oficial do Estado (DOE) na terça-feira (1°).

De acordo com a Secretaria Estadual do Turismo (Setur), a empresa que venceu a licitação é a BM Varejo e Empreendimentos, que administra a rede hoteleira Rosewood, com negócios na França e Itália. O valor da venda e os próximos passos serão detalhados após a publicação no DOE.

O processo para transformar o Palácio Rio Branco em um hotel concedido à iniciativa privada foi envolto em inúmeras polêmicas e chegou a ser alvo de uma ação do Ministério Público, que tentou cancelar, sem sucesso, o processo de licitação.

O secretário da pasta, Maurício Bacellar, em entrevista a Lara Kertész, na Rádio Metropole, afirmou que o valor oferecido pela proponente, como pagamento mensal pelo aluguel do espaço é 9 vezes superior ao preço mínimo estabelecido na licitação. O valor pago pelo palácio, anualmente, será de R$1,1 milhão, com prestações mensais de R$ 92.592,59.