Festival de Inverno Bahia

FIB 2016 acaba, mas emoções permanecerão por muito tempo

POR ANTÔNIO GABRIEL OLIVEIRA

A 12ª edição do Festival de Inverno Bahia 2016 foi encerrada com muita emoção, amor e nostalgia. Paula Toller, Legião Urbana e Marcos e Belluti, com suas diferenças de estilo e ritmo, trouxeram, cada um de sua forma, uma energia nunca dantes vista nessas bandas do sertão baiano.

C2E3D4CE-7002-4E13-9C30-8BB096C7C357

Paula Toller. Imagens: Blog da Bia Oliveira

Mesmo em carreira solo, impossível é não se recordar de toda a tragetória de Paula Toller à frente da banda Kid Abelha, que chegou ao fim este ano. Em um dos seus primeiros shows sozinha, Paula conduziu a plateia em um coral de vozes emocionadas que relembraram os tempos de ouro do rock nacional.

Legião Urbana

Legião Urbana

O mais interessante é que Paula Toller não se despediu de verdade quando saiu do palco e encerrou sua apresentação: ela voltou para participar daquela que passou a ser considerada uma das apresentações, se não a maior, mais memoráveis de todas as 12 edições do Festival de Inverno Bahia, e, na opinião deste que vos escreve, foi sim a mais emocionante de todas que já acompanhou. Legião Urbana não apenas tocou: Legião produziu um turbilhão de energias e sentimentos através de ondas sonoras que impactaram todos os fãs e admiradores de Legião, do vendedor de água de coco aos organizadores do evento [todos os setores dessa grande festa]. Nas palavras de Adão Albuquerque, Renato Russo esteve no palco, e transmitiu energias sobre-humanas àqueles que continuaram seu legado.

Marcos e Belluti

Marcos e Belluti

Marcos e Belluti concretizaram aquilo que vem sendo feito nas últimas edições do FIB: o fechamento da festa com apresentações sertanejas completamente performáticas. Muitos criticam pela ideia do FIB ter sido concebido para público amante do RockN’Roll e do Pop Rock, mas se ele se propõe a ser um FESTIVAL, tem, obrigatoriamente, que reunir um festival de ritmos, sensações e emoções. Interagindo com o público através do humor, através da voz de Belluti passaram pelo palco Leonardo, Eduardo Costa, Chitãozinho e Chororó, e, pela dança de Marcos, até Joelma do Calipso. A apresentação da dupla fechou com chave de ouro o Festival de Inverno Bahia 2016.