Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Justiça Movimentos Sociais UESB Vitória da Conquista

Estudantes da UESB se reúnem com autoridades para apresentar proposta de projeto social

Foto: Blog da Bia Oliveira

Foto: Blog da Bia Oliveira

Estudantes do curso de Direito da UESB se reuniram, na noite desta terça-feira (25), com o juiz titular da Vara do Júri de Vitória da Conquista, Dr. Reno Soares, e com o presidente do Conselho da Comunidade para Assuntos Penais, Antônio Marcos Rocha, para apresentar uma proposta de projeto de extensão que tem como objetivo fomentar a prática da cidadania e o conhecimento básico dos direitos fundamentais e do ordenamento jurídico brasileiro, com foco em comunidades carentes e grupos sociais no município de Conquista e em outras cidades do sudoeste.

A reunião foi intermediada pelo advogado e militante dos Direitos Humanos, Dr. Naum Leite. Participaram da reunião os estudantes Florisvaldo Silva, Rian Carvalho, Kamilla Costa, além de Antônio Gabriel Oliveira, que integra a equipe do Blog da Bia Oliveira. A estudante Jackeline dos Anjos também faz parte do grupo.

Proposta – O projeto faz parte do programa UniverCidades, que se caracteriza como um conjunto de ações que objetiva levar projetos elaborados pelos discentes aos municípios, permitindo maior contato entre Universidade e comunidade, e tem projetos aprovados em várias áreas como o Direito, agronomia, medicina e outras.

As autoridades comemoraram a iniciativa e destacaram o convênio firmado entre a Uesb e o Conselho Penal de Vitória da Conquista, que há mais de cinco anos tem gerado bons frutos, tanto para o acadêmico de Direito, que passa a conviver com a problemática da justiça no dia a dia, quanto para a comunidade em geral, que ganha mais forças na luta pelos direitos.

O programa está em curso há dois anos, empenhando-se no sentido de sanar necessidades das comunidades onde atua. Eventos, palestras, cursos, capacitações, assistência jurídica, serviços de saúde e atividades culturais são algumas das ações promovidas. Com o início do projeto, em 2012, foi possível atender a 16 municípios, beneficiando cerca de 4.500 pessoas. Já em 2013, 14 localidades foram atendidas; porém, o alcance das atividades foi maior: quase 5.500 pessoas puderam participar das ações. E expectativa é que, em 2014, esse número continue aumentando.

Como participar – Os municípios ou grupos sociais interessados devem entrar em contato com a Pró-Reitoria de extensão e assuntos comunitários pelo telefone: (77)3424-8603, ou pelo e-mail (proex@uesb.edu.br), e solicitar o projeto que for de maior conveniência com o tema a ser tratado.