Educação Vitória da Conquista

Estudantes aprendem a desenvolver programação de computador e jogos digitais no Centro Juvenil de Vitória da Conquista

Os cursos dos Centros Juvenis objetivam aproximar os jovens às novas tecnologias da informação e comunicação

Os estudantes matriculados nos cursos e oficinas do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Vitória da Conquista estão tendo a oportunidade de aprender sobre programação de computadores e a desenvolver jogos digitais. Entre os cursos estão o Programa Aí, Robótica e Criando Games, que contribuem para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio e da Educação Profissional das escolas estaduais, que participam das atividades complementares no Centro Juvenil no turno oposto aos quais estão regularmente matriculados.

O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, destaca que “esta oferta de cursos dos Centros Juvenis vai na direção de aproximar os jovens às novas tecnologias da informação e comunicação, ampliando o acesso da juventude às temáticas científicas contemporâneas e culturais, a partir de uma pedagogia que envolve práticas lúdicas e torna o aprendizado mais atrativo”.

O curso Programa Aí, cujas aulas do semestre iniciaram nesta quarta-feira (29), é voltado para a introdução à lógica de programação e foi criado a partir da necessidade de programar cursos que se aproximem do interesse dos alunos e que potencializem a autoria dos jovens. O objetivo é proporcionar aos alunos o contato inicial com controle de sistemas robóticos e lógica de programação, além de estimular o desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade e do trabalho em equipe para resolução de problemas.

Neste curso, os alunos identificam estruturas básicas de um programa de computadores; solucionam problemas utilizando lógica de programação; interagem com colegas e professores no ambiente virtual de aprendizagem; elaboram jogos simples e vivenciam a integração de diversas áreas do conhecimento de forma lúdica e divertida. A primeira turma teve início em março de 2016, em parceria com o departamento de Ciência da Computação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Robótica – O curso de Robótica também é bastante procurado, por ser um ramo educacional e tecnológico que envolve computadores, robôs e computação, o que é um atrativo para os estudantes. A oficina de Robótica oferece a possibilidade de realização, por exemplo, de uma programação com a placa de arduíno (plataforma de hardware e software, criada para auxiliar no ensino de eletrônica), visando ampliar o acesso de jovens a novas experiências educativas. “O foco é o estudo do aplicativo da Robótica para o desenvolvimento de diferentes habilidades, como o trabalho colaborativo, o raciocínio lógico e a criatividade”, afirma a professora Elmara Souza.

Outro curso oferecido pelo Centro Juvenil e que está despertando cada vez mais o interesse dos jovens é o Criando Games, voltado para a produção de jogos educativos que proporcione aos alunos o conhecimento de software de autoria e noções de lógica de programação para a criação de jogos, animações e histórias livres, baseados em conteúdos curriculares (ou não). O curso acontece de forma prática para que o desenvolvimento dos jogos possa ser uma forma divertida, atrativa e lúdica para o estudo de conteúdos e lógica de programação. Os jogos produzidos também podem ser instalados nos laboratórios das escolas para que outros alunos e professores possam utilizá-los.

Entre as novidades estão os cursos Artista.com e o Animateen. A oficina Artista.com introduz a interpretação teatral para os alunos, a partir de projeções de imagens. Já o Animateen é um curso de animação digital ligado à área de Cinema. “A nossa expectativa é muito positiva. Acreditamos que iremos realizar um trabalho ainda melhor que o do ano passado, tanto em conteúdo como em visibilidade”, afirma a diretora do Centro Juvenil de Vitória da Conquista, Alice Irigoyen.

Centro Juvenil – Os Centros Juvenis de Ciência e Cultura são espaços dedicados à Educação complementar, ao lazer criativo, à interação social, ao conhecimento tecnológico, à Ciência e a tantas outras formas de saber que ultrapassem o conhecimento convencional. Criados por iniciativa da Secretaria da Educação do Estado, estão instalados em Vitória da Conquista, Itabuna, Barreiras, Senhor do Bonfim e Salvador.