Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Cultura Vitória da Conquista

Espetáculo “Masturbatório” chega a Vitória da Conquista em Março

Foto: Mayra Lins

Foto: Mayra Lins

A apresentação solo é uma das resultantes do projeto Proliferações, contemplado com o edital Setorial de Dança 2013 da Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia

Revista Gambiarra

Criado em 2014 pelo artista William Gomes, o espetáculo “Masturbatório” será apresentado em Vitória da Conquista no período de 03 a 08 de março, às 20h00, no Teatro Carlos Jehovah, com entrada gratuita. A capacidade de público é de trinta pessoas.

O projeto conta ainda com uma oficina de criação no dia 07 de março, das 09h00 às 13h00, na Casa Memorial Régis Pacheco. A oficina será ministrada pelo dançarino William Gomes, partindo de experimentações vivenciadas no processo de criação da intervenção urbana “Asfixia”, que também será realizada em Conquista.

A apresentação solo é uma das resultantes do projeto Proliferações, contemplado com o edital Setorial de Dança 2013 da Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia. O trabalho foi pensado a partir da investigação das ideias de solidão, confinamento e autossubsistência, proliferando ações, estados e estímulos a partir do corpo em contato com objetos, superfícies, texturas e do encontro com o outro, em duas residências artísticas conduzidas pelos colaboradores Isaura Tupiniquim e Márcio Nonato. A direção e dramaturgia ficou a cargo de Paula Lice e a direção de arte é assinada por Mayra Lins.

“Masturbatório” materializa um desejo possível, de/por si e em direção ao outro. Explora as descontinuidades do prazer, propondo uma dramaturgia anti-clímax, mais interessada na busca e na iminência, que na conclusão e no ápice. William Gomes investiga o corpo, pensando masturbação como ideia e mote de movimentação. O corpo desliza, escorre e se debate, ressignificando os prazeres, o gozo, as pequenas mortes. Uma pulsão que dança para algo que se move e se comove.

William Gomes é um artista do corpo interessado na performatividade como conhecimento/exercício e em experimentar situações transitórias entre o conforto e o incômodo. Começou as atividades artísticas ainda em Vitória da Conquista, como criador e colaborador do |AGULHAS|, coletivo de investigação corporal cênica. Atualmente é graduando em Dança, na Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Paula Lice é atriz, diretora, performer. Também escreve para teatro, cinema, TV. Fez parte do grupo Dimenti por catorze anos e é membro do Núcleo VAGAPARA. É formada em Letras pela Ufba, onde também concluiu seu mestrado e, atualmente, é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da mesma instituição. Fundou em 2011 a Pequena Sala de Ideias, um território de produção e colaboração artística que reúne os trabalhos que cria e produz com outros parceiros desde 2009, dentre os quais, o espetáculo de dança “As Borboletas”, a peça infanto-juvenil, o curta-metragem e o longa-metragem de animação homônimo “Miúda e o guarda-chuva”, três trabalhos-solo “Isto não é uma mala”, “Pogobol” e “Parece Bolero” e, mais recentemente, o documentário “Jéssica Cristopherry”.

Com a versão curta do média-metragem mencionado, “Jessy”, recebeu importantes prêmios dentro e fora do país, como Melhor Curta pelo Júri Popular no Festival do Rio, Melhor Curta Nacional no Panorama Coisa de Cinema, Melhor Curta pelo Júri Jovem do Cachoeira DOC e uma menção honrosa do júri no Documenta Madrid.

Ficha Técnica
Criação e Performance: William Gomes
Colaboração artística: Isaura Tupiniquim e Márcio Nonato
Direção e Dramaturgia: Paula Lice
Direção de Arte: Mayra Lins
Direção Musical: João Milet Meirelles
Desenho de Luz: Ferna Almeida
Coordenação de Produção: Lucas Valentim
Fotos de divulgação: Mayra Lins
Classificação: 16 anos
Duração: 50 min.

Masturbatório

Data: 03 a 08 de Março | 20h
Local: Teatro Municipal Carlos Jehovah
Lotação máxima: 30 pessoas
Entrada gratuita

Oficina e Intervenção Urbana

Orientação: William Gomes
Destinatários: interessados em dança, performance e intervenção urbana
Vagas: 15 participantes
Data: 07/03/15 (sábado)
Horário: 09h00 às 13h00
Local: Casa Memorial Régis Pacheco
Inscrições através do email: proliferacoes@gmail.com