Brasil

Embasa atribui à queda de energia motivo para instabilidade no fornecimento de água

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) se pronunciou, por meio de nota, no final da manhã desta terça-feira (15), sobre a falta de água em alguns bairros de Salvador durante os últimos dias.

 

Na nota, a Embasa justifica apenas a instabilidade no abastecimento de água decorrentes da interrupção de energia elétrica ocorridos no último final de semana. Mas moradores ouvidos pelo Metro1 relatam estarem há mais de um mês com instabilidade no recebimento de água.

 

Na Rua Almirante Barroso, no bairro da Vila Ruy Barbosa, o problema é recorrente. Em dezembro passado, o Metro1 já havia noticiado uma instabilidade no fornecimento de água, por cerca de 20 dias.

 

“Novembro para dezembro ficou sem água e dezembro voltou. Já vai fazer um mềs de novo que tá sem água”, conta Marijane das Virgens, moradora da rua.

 

No Santo Antônio Além do Carmo, diversos moradores se queixaram nas redes sociais também da falta d’água. Segundo o relato de um morador, eles estão há cinco dias sem água, ou seja, antes do problema no fornecimento de energia citado pela Embasa como causador do transtorno.

 

“Já abri uma reclamação no aplicativo da EMBASA e tenho 2 protocolos de ligação que informaram via SMS na terça-feira informando o reabastecimento dia 09/02. Hoje, 13/02 até às 13h00 nenhuma gota de água na torneira”, compartilhou o morador a queixa feita por meio do site Reclame Aqui.

 

Veja a nota completa da Embasa:

 

A Embasa informa que episódios de interrupção no fornecimento de energia elétrica ocorridos no final de semana comprometeram a regularidade do abastecimento de água em áreas elevadas de alguns bairros de Salvador. No sábado (12), houve uma explosão em uma subestação da Coelba no bairro da Federação; já no domingo (13), falhas no fornecimento de energia elétrica prejudicaram o funcionamento de uma subestação de energia da Embasa no Parque da Bolandeira.

 

Técnicos da empresa estão adotando medidas operacionais para recuperar o nível de alguns reservatórios da rede distribuidora de Salvador visando regularizar o fornecimento de água nas áreas afetadas o mais breve possível.

 

Até que a situação seja plenamente regularizada, os moradores podem solicitar carro-pipa, informando número de matrícula, através dos canais de atendimento da empresa: Agência Virtual (disponível no site agenciavirtual.embasa.ba.gov.br ou no App Embasa) ou o teleatendimento 0800 0555 195.