Bahia

Em meio a enchentes na Bahia, Rui Costa pede que pessoas saiam das suas casas

O governador Rui Costa (PT) alertou a população de cidades do extremo sul da Bahia para os possíveis riscos causados por enchentes, devido às fortes chuvas nos últimos dias. Nas suas redes sociais, o gestor recomendou, nesta sexta-feira (10), que as pessoas que moram em áreas de risco saiam das suas casas

“Recomendamos que as pessoas que moram em áreas de risco saiam desses locais e busquem regiões mais altas. Se não tem para onde ir, procure a Defesa Civil municipal. Nós estamos apoiando os Municípios para fornecer abrigos em espaços estaduais e enviando cestas básicas e colchões”, apelou.

Rui reforçou que, apesar de ser uma situação difícil, ela ainda pode piorar. Por isso, ele pediu que as evacuações sejam feitas com urgência. “Prefeitos me informaram que ainda há uma resistência muito grande de parte da população em deixar suas casas. Não é fácil, mas pedimos que não esperem a situação piorar. Não permaneçam próximas aos rios porque o volume de água ainda se manterá alto até o domingo”, alarmou.

Na mensagem, o dirigente citou o caso de Jequié, que precisa de ações imediatas. “Alertamos ainda que o volume de água da Barragem da Pedra, em #Jequié, está subindo. Pedimos que toda a comunidade ribeirinha se desloque para locais mais altos. A Defesa Civil municipal está a postos para ajudar essas pessoas que precisam de deslocamento”, informou.

Parte da força tarefa para ajudar as cidades atingidas pela chuva no estado, Rui Costa afirmou que já foram feitos os resgates de muitas pessoas doentes e mulheres grávidas. Além disso, ele disse que o abastecimento de água foi interrompido na região do extremo sul, mais impactada pelos temporais.

A ação deve seguir de forma mais intensa até domingo (12), quando as chuvas devem ser amenizadas. Depois disso, o governo da Bahia se comprometeu em reconstruir as estradas e demais estruturas que tenham sofrido danos durante a tragédia.

Estamos trabalhando, em conjunto com as prefeituras do extremo sul da Bahia, para dar todo o suporte para as pessoas atingidas e as demandas geradas a partir das fortes chuvas que caem sobre a região.