Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Saúde Vitória da Conquista

Dengue: índice de infestação predial cai para 1,2% em Vitória da Conquista

Informações: SECOM/PMVC

A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, concluiu no final do mês de agosto o quarto ciclo de coleta de dados para infestação predial de dengue no município. Por meio do resultado, ficou constatada a diminuição do índice para 1,2%, com relação ao último ciclo que foi de 2,96%.

O novo resultado demonstra uma redução de 60% no número de casas com infestação. Durante o levantamento de índice do quarto ciclo, foram visitadas 14.512 residências. A diminuição é resultado da intensificação das atividades do Programa de Controle de Endemias, que não poupou esforços para diminuir a infestação em toda cidade. Para tanto, foram realizados faxinaços, mutirões para tratamento focal e atividades educativas, que tiveram a participação intensa da comunidade e destacada atuação do Município na Mobilização Social Contra Dengue da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab), por meio da Fundação Luis Eduardo Magalhães.

Além da diminuição no índice de infestação, houve uma queda acentuada no número de notificações de casos suspeitos: de junho a agosto foram notificados apenas 88 casos, enquanto que de janeiro a maio, 819 casos foram notificados. Com índice menor, mas acima do que é preconizado pelo Ministério da Saúde, que é de 1%, a população deve continuar atenta aos criadouros do mosquito e manter a vigilância, sobretudo em tempos de racionamento de água, onde todos fazem estoque de água em suas residências. Não deixar aberto os vasilhames utilizados com esta intenção é única forma de se prevenir contra a dengue.

Números da dengue atualizados: De janeiro até o momento foram notificados 907 casos suspeitos, destes 323 foram confirmados, 142 foram negativos e 442 aguardam resultado.