Brasil

Concorrente à estatueta de Melhor Documentário pelo filme Democracia em Vertigem, Petra Costa foi a única diretora do país a ser indicada neste ano

“Democracia em Vertigem”, da cineasta brasileira Petra Costa, concorre à categoria de “Melhor Documentário” no Oscar 2020. Pode ser a primeira vez que uma produção brasileira conquiste a estatueta. O filme está disponível na plataforma de streaming Netflix.

O filme de Petra conta a história do golpe contra a ex-presidenta Dilma Rousseff, que a tirou do poder em 2016. As críticas, vindas de partidos políticos, como o PSDB, e até de integrantes da Rede Globo, como Pedro Bial, atores presentes na articulação do golpe, já se tornaram recorrentes. No entanto, também não faltam elogios.

Única diretora brasileira indicada ao Oscar 2020, Petra Costa usará apenas marcas nacionais no tapete vermelho do evento, da roupa até as joias. O stylist Anderson Rodriguez revelou que a cineasta já tem cinco opções de vestido para usar na grande noite: dois de Alexandre Herchcovitch e três de Lino Villaventura. Petra dirigiu Democracia em Vertigem, produção que concorre na categoria de Melhor Documentário.

O fato é que quanto mais se fala em Petra Costa e seu filme, mais a curiosidade aumenta. Veja o que você precisa saber sobre o Oscar para acompanhar a premiação sem perder nenhum detalhe:

A 92ª premiação do Oscar acontecerá neste domingo (9) no Dolby Theater em Los Angeles, Estados Unidos, às 22h do Brasil.

Na categoria “Melhor Filme” concorrem: 1917; ‘Adoráveis mulheres’; ‘Coringa’; ‘Era uma vez em Hollywood’; ‘Ford vs Ferrari’; ‘História de um casamento’; ‘Jojo Rabbit’; ‘O irlandês’; ‘Parasita’.

Já na categoria de “Melhor Documentário”, na qual concorre Petra Costa, com “Democracia em Vertigem”, também disputam: ‘Indústria Americana’; ‘Honeyland’; ‘For Sama’; ‘The Cave’.

Pela internet é possível acompanhar a cerimônia do Oscar por meio do Globoplay ou pelo app TNT Go – nos dois casos, apenas para assinantes. Na televisão, haverá transmissão da premiação pela TNT, pelo Canal E! e pela Rede Globo.