Brasil

Clientes podem pagar até cinco vez mais com a venda da Oi, analisa instituto

O Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) fez um alerta para um possível aumento de custos para o consumidor, que era cliente Oi, com a venda da operadora.

Segundo o Idec, a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para a compra da empresa, na quarta-feira (9), não deu garantias legais de que os clientes poderiam manter os preços que pagavam na Oi ao serem transferidos para outra operadora.

Em Salvador, a Claro herdou os clientes Oi. A divisão foi feita de acordo com o DDD dos clientes.

O Idec analisou preços de 16 planos da Oi, Tim, Vivo e Claro, entre outubro e novembro de 2021, nas regiões de São Paulo e Recife, onde a operadora possui maior operação. Foi visto que a Oi oferecia a mesma quantidade de serviços por um custo menor.

Nos planos pré-pagos oferecidos em São Paulo, por exemplo, o custo por 1 GB ofertado no período vairou de R$ 1 na Oi para até R$ 4,99 na Vivo e Clara. Na Tim, o GB era vendido por R$ 1,89.

O jornal Folha de S. Paulo conversou com o diretor executivo do Procon-SP, que diz que o consumidor deve ter respeitado o seu direito de manter as condições de pagamentos previstas no contrato atual.

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