No ano de 2023, a Prefeitura Municipal, por meio da Central de Regulação, fez a marcação de 1.047.308 exames, consultas e procedimentos especializados, atingindo o maior número de marcações registrado nos últimos 10 anos. Desde o mês de março, o serviço vinha superando a marca de mais de 90 mil agendamentos mensais.

“Sabemos que precisamos ampliar ainda mais o acesso à Saúde e estamos focados nesta missão. Mas não podemos deixar de registrar o crescimento no número de marcação de exames. Isto é respeitar o cidadão conquistense. Além de termos ampliado os serviços de marcação e consultas, também estamos trabalhando para que o atendimento aos cidadãos seja o melhor possível, mais humanizado”, declarou a prefeita Sheila Lemos.

O resultado do esforço empenhado nesse recorde alcançado em 2023 equivale a um aumento de 218% no número de marcações, se comparado ao ano de 2020, que totalizou 328.456 agendamentos.

Nos últimos três anos, foram mais de 2 milhões e meio de agendamentos feitos pela Central, em meio à oferta de 676 tipos de procedimentos e consultas especializadas disponibilizados na rede municipal de saúde. No último ano, as demandas mais solicitadas pelos usuários foram as consultas especializadas em oftalmologia, dermatologia, mastologia, ortopedia, oncologia e gastroenterologia; e exames de imagem, laboratoriais, ultrassonografias, tomografias, cintilografias, biópsias, videolaringoscopias, endoscopias, eletrocardiograma e teste de ergométrico.

Uma força-tarefa foi feita buscando reduzir a demanda reprimida causada, principalmente, pelo período da pandemia, que impôs uma série de restrições aos serviços de saúde, que precisaram reduzir a quantidade de atendimentos na rotina. Para aumentar a oferta, também foram realizados mutirões de exames, como eletrocardiogramas, ultrassonografias, mamografias, dentre outros.

Mensalmente, o município investe, com recursos próprios, mais de R$ 2,5 milhões na área de Regulação, incluindo os serviços de urgência e emergência, para garantir assistência especializada em saúde para a população. Segundo o secretário municipal de Saúde, Vinícius Rodrigues, isso mostra o compromisso da gestão municipal com a população. “A gente sabe que é uma queixa histórica, de mais de 20 anos de dificuldades na marcação de exames, é um problema difícil de sanar, mas não estamos medindo esforços para diminuir e quanto mais tempo a gente tiver de oportunidade para gerir, vamos tentar reduzir ainda mais esses problemas para que a população tenha mais acesso”, afirmou.

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem avaliado constantemente as demandas da população, conforme o perfil epidemiológico de cada localidade do município, buscando otimizar a utilização dos recursos financeiros para que a oferta por exames e procedimentos seja feita de forma mais assertiva, priorizando, sobretudo, o princípio da equidade.

Outro importante avanço conquistado foi a nova sede da Central de Regulação inaugurada pela Prefeitura – Facilita Saúde, passando a oferecer um local mais adequado e com melhor acesso para a população. E para este ano, mais novidades estão a caminho, a fim de melhorar ainda mais o processo de marcação para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

“A gente vem trabalhando já em alguns outros mecanismos dentro da secretaria, para que a gente possa facilitar o acesso da população às consultas, exames e procedimentos, principalmente no que tange a questão da informatização dos sistemas e, em breve, vamos anunciar essa novidade. Além disso, esse ano também tem a previsão de realizarmos alguns mutirões de exames e consultas para que a gente possa sempre manter esse nível de acesso à saúde para a nossa população”, finalizou Vinícius.