Brasil Saúde

Campanha de Vacinação contra gripe começará na próxima segunda-feira, 15

campanha-contra-gripeA 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe será realizada entre os dias 15 e 26 de abril.  Devem receber a dose idosos, crianças de 6 meses a menores de 2 anos (1 ano,11 meses e 29 dias), gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério), pessoas privadas de liberdade, profissionais de saúde e doentes crônicos.

 “Este ano, a novidade é que o Ministério da Saúde acrescentou as puérperas e os doentes crônicos que só tinham acesso à vacina nos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIEs). Agora, eles poderão procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência”, explica a coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Elba Crisnia Sampaio.

Prescrição – Os doentes crônicos precisam apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes já cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS deverão se dirigir aos postos em que estão cadastrados para receberem a vacina. Se na unidade de saúde onde são atendidos regularmente não existir um posto de vacinação, os pacientes devem solicitar prescrição médica na próxima consulta.

Dia D – No dia 20 de abril, sábado, todas as Unidades de Saúde da Família e Básicas estarão abertas das 8h às 17h para campanha de vacina. Com o objetivo de facilitar o acesso à vacina, a Secretaria de Saúde também montará tendas de vacinação em praças, escolas, igrejas, supermercados, entre outros locais.

Em Vitória da Conquista, estima-se que 56.897 pessoas recebam a vacina. A meta do Ministério da Saúde é vacinar, pelo menos, 80% desse grupo.