Política Vitória da Conquista

Câmara, prefeitura e sociedade civil debatem transporte coletivo em sessão mista

A sessão foi requerida pelo vereador Adinilson Pereira

O plenário da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista ficou lotado na manhã desta sexta-feira, 17, para a sessão mista proposta pelo vereador Adinilson Pereira (PSB). O assunto da pauta foi o transporte coletivo urbano da cidade.

O Governo Municipal foi representado pelos secretários de Serviços Públicos, Esmeraldino Correia, e de Mobilidade Urbana, José Antônio Vieira, e pela coordenadora de transporte público, Valéria Schettini. Representantes da sociedade civil, das empresas de ônibus, dos taxistas e das associações do transporte alternativo também participaram da sessão.

“Esse é um primeiro momento, é o início de um processo de muitas discussões que teremos aqui nesta Casa”, afirmou o vereador Adinilson, a respeito da regulamentação do transporte alternativo. O vereador ainda sugeriu a criação de uma comissão de vereadores para acompanhar de perto o trabalho do executivo e a elaboração do projeto de lei.

Em seu pronunciamento, o secretário de Serviços Públicos, Esmeraldino Correia, destacou que o tema tem que ser debatido com cuidado e com responsabilidade. “Precisamos construir um sistema de transporte em que os diferentes tipos, os ônibus, as vans e os táxis, convivam harmoniosamente”, afirmou. Segundo o secretário, o governo municipal vai construir uma proposta de regulamentação para ser discutida com a sociedade e avaliada pela Câmara, de forma breve, séria e em respeito às leis.

Ainda em nome do Governo Municipal, o secretário José Antônio completou: “queremos dar melhores condições para as empresas de ônibus e para a população, queremos que nossa cidade tenha um melhor serviço, garantindo mais conforto para os usuários do transporte coletivo urbano”.

“Vamos discutir o transporte minuciosamente aqui nesta Casa. Esta é uma questão ampla e nacional. O prefeito está preocupado em resolver de uma vez por todas essa situação. o projeto chegará aqui e nós comemoraremos quando isso for aprovado, quando for regulamentado, para gerar emprego, para gerar renda. Porque nós precisamos pensar a Vitória da Conquista do futuro e o transporte passa por esta discussão”, disse o vereador e líder do Governo na Câmara, Luís Carlos Dudé.

Os representantes do poder executivo ressaltaram que todo o processo para a regulamentação do transporte alternativo será realizado de forma transparente e em diálogo, visando a quem mais interessa nesse processo, a população conquistense.