Vitória da Conquista

Câmara decreta ponto facultativo no Dia de Corpus Christi

Portaria foi assinada pelo presidente da Câmara, Luís Carlos Dudé

e acordo com a Portaria nº 089/2022, fica determinado ponto facultativo no Legislativo Municipal na quinta-feira, 16 de junho, Dia de Corpus Christi, devido à grande tradição histórica na celebração desta data no Município de Vitória da Conquista. Os serviços essenciais serão mantidos de acordo com as necessidades da Casa. O legislativo segue também o Decreto Municipal nº 21.944, de 30 de maio de 2022.

Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de Setembro de 1264. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

Segundo o presidente da Câmara, Luís Carlos do Dudé (MDB), trata-se de uma data muito importante para a comunidade católica e demais cristãos, e merece ser prestigiada. “Vamos celebrar Jesus Cristo de forma intensa, com a nossa fé e o nosso amor”, disse.