Bolsonaro

Bolsonaro desautoriza Mourão sobre críticas a Rússia: “Quem fala pelo país é o presidente”

Em live na última quinta-feira (24), o presidente Jair Bolsonaro afirmou que a decisão sobre um posicionamento do Brasil frente à guerra entre Rússia e Ucrânia cabe apenas a ele.

“Quem fala pelo país é o presidente e o presidente se chama Jair Messias Bolsonaro. Quem tem dúvida disso basta procurar o Artigo 84 [da Constituição Federal]. Quem está falando isso está falando sobre o que não lhe compete”, disse. A fala de Bolsonaro ocorre logo após o vice-presidente Hamilton Mourão dar declarações sobre o caso.

Ainda na manhã de quinta, Mourão disse que o Brasil não concorda com a invasão russa. Além disso, na quarta-feira (24), o vice também já havia dito que o país não reconheceria a independência das regiões separatistas Luhansk e Donetsk, na Ucrânia.

Bolsonaro falou sobre a invasão apenas por volta do meio dia. Em suas redes sociais, o presidente disse estar empenhado em “proteger e auxiliar os brasileiros que estão na Ucrânia”. Não deu, porém, nenhuma declaração sobre apoiar ou não os russos.

Ainda na semana passada, Bolsonaro esteve com o presidente Vladimir Putin em viagem à Rússia. A visita foi vista por especialistas como inoportuna.