Bahia

Bahia receberá apenas 5% do total de doses necessárias para vacinar crianças contra Covid

A primeira remessa de vacinas contra a Covid-19 destinada às crianças de 5 a 11 anos chegará à Bahia na madrugada desta sexta-feira (14), informou a Secretaria de Saúde do estado (Sesab). Serão 75 mil doses, o que corresponde a apenas 5% do total necessário para imunizar o público-alvo baiano, estimado em cerca de 1,5 milhão, com a primeira dose.

Ainda de acordo com a Sesab, a previsão é que a carga enviada pelo Ministério da Saúde chegue ao aeroporto de Salvador à 1h20. As doses devem ser enviadas aos municípios após o parecer do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (INCQS/Fiocruz), previsto para ser divulgado às 14h desta sexta, e a conclusão da reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que acontecerá na manhã do mesmo dia.

As vacinas serão encaminhadas para as regionais de saúde no interior do estado em aeronaves da Casa Militar do Governador e do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (PM). Em seguida, os imunizantes serão distribuídos para os municípios, que são responsáveis pela operacionalização da vacinação.