Bahia

Bahia lidera em número de crianças com doença falciforme, alerta especialista

O médico ortopedista Gildásio Daltro disse, nesta quinta-feira (13), em entrevista à Rádio Metropole, que a Bahia concentra o maior número de crianças com doenças falciformes no Brasil. Segundo ele, no mundo, 300 mil crianças nascem com a enfermidade, enquanto na Bahia a cada 600 nascimentos uma criança é afetada pela doença.

“É um número alto. A situação na Bahia requer uma atenção muito especial”, disse o médico. Devido à incidência de casos, em março deste ano, o governo do Estado inaugurou o Centro de Referência de Doença Falciforme.

Ainda sobre os números, Gildásio Daltro ressaltou que, entre 5% e 10%, dos 80% dos afrodescentes na Bahia, apresentam traços da enfermidade. O médico explicou que a doença falciforme tem prevalência entre pessoas negras.

A doença altera a hemoglobina e a hemácia deformada passa a apresentar o formato de uma foice, obstruindo os pequenos vasos. “Com os pequenos vasos obstruídos, nós vamos ter lesões e dores crônicas por deficiência de oxigênio, porque a hemoglobina tem como papel principal conduzir o oxigênio no corpo humano. Então, é uma doença desenvolvendo outras doenças”, explicou o médico.

//metro1