Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Cultura Vitória da Conquista

Baba dos Coroas da Urbis VI comemora 15 anos de existência

Fotos: Leitores/Blog da Bia Oliveira

Fotos: Leitores/Blog da Bia Oliveira

Por Bia Oliveira

No próximo domingo (30), a Associação Esportiva Clube dos Coroas, popularmente conhecida como “Baba dos Coroas”, comemora 15 anos de existência, completados, oficialmente, na sexta-feira (28). A entidade foi criada em março de 1999, tendo, na presidência, Cecílio Gonçalves Rocha Filho, popular Cilinho.

A associação começou com poucos membros, o suficiente para garantir o famoso baba de domingo, mas, com o passar dos anos, foi crescendo e hoje tem cerca de 40 atletas, a maioria com idades que vão de 40 a 67 anos. Além deles, netos e filhos dos veteranos também participam do grupo, que movimenta o futebol amador na Urbis VI. ”Para nós é um momento de integração, criamos aqui uma comunidade esportiva, é algo muito legal, a oportunidade de nos exercitarmos, batermos papo, algo que não acontece durante a semana, porque todos nós trabalhamos”, disse Cilinho.

O Baba dos Coroas se reúne todos os domingos, das 6 às 10h, e em alguns feriados, com babas e amistosos realizados no campo do meio, chamado por eles de “Maracanã da Urbis VI”. Os componentes se dividem em três equipes e disputam entre si, mas também participam de campeonatos com outras equipes com a mesma faixa etária de idade.

Em alguns períodos do ano, o grupo desenvolve ações sociais com arrecadação de alimentos não perecíveis, os quais são distribuídos, posteriormente, às famílias carentes do bairro. Todas as atividades passam pela aprovação da diretoria, composta pelo presidente, Cecílio, vice-presidente, José Felipe Caíres, tesoureiro, Antonio Schin, diretor de Patrimônio, José Oliveira (Zé da Onça), diretor de Esportes, Joselito, e o presidente do Conselho Deliberativo, Miguel Oliveira.  

“O futebol amador está enraizado na cultura do conquistense, é o lazer de domingo da população e o nosso baba faz parte desse contexto”, concluiu Cecílio, presidente da Associação.