Mundo

Argentina, Chile, Equador, México e Peru registram terremotos

Foram atingidos por terremotos, neste sábado (18), pelo menos cinco países da América Latina: Argentina, Chile, Equador, México e Peru. Todos eles integram o chamado Círculo de Fogo do Pacífico, uma grande área de 40 mil quilômetros em forma de ferradura que circunda o oceano Pacífico e que tem pelo menos 450 vulcões ativos. A região é de alta incidência de terremotos, com ocorrências de cerca de 90% de todos tremores registrados no mundo.

O tremor mais forte foi no Peru, onde o Centro Sismológico Nacional peruano registrou um sismo de magnitude 7,0, com epicentro em Tumbes, no norte do país. No Equador, também houve tremor, de magnitude de 6,8 na costa do país, com 13 províncias foram afetadas. O presidente equatoriano, Guillermo Lasso, confirmou 13 mortes. Ao todo, são mais de 120 feridos somando os quatro países.

Guillermo Lasso anunciou a instalação de um comitê de emergência. “Estamos realizando a avaliação dos prejuízos gerados pelo sismo”, escreveu em seu perfil no Twitter. “As instituições agiram de maneira imediata e equipes de contingência estão mobilizadas para garantir todo seu apoio a quem foi afetado”.