Meio Ambiente

Arborização, paisagismo e ornamentação com plantas da Caatinga é tema de oficina na Semana do Meio Ambiente

Estudantes, servidores públicos, apenados do projeto Começar de Novo e interessados na temática participam até amanhã (3) da oficina de arborização urbana, paisagismo e ornamentação com plantas da Caatinga. A capacitação acontece no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA) e faz parte da programação da Semana Municipal do Meio Ambiente, que este ano traz como tema Caatinga: (Re)conhecer e valorizar.

Cerca de 50 pessoas participam da capacitação, que conta com conteúdo teórico e atividades práticas. Na tarde desta quinta-feira (2), os participantes assistiram a palestras com o engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa, Ivan Alvarez, e a professora e também pesquisadora da Embrapa, Lúcia Helena Kiill. Na oportunidade, os palestrantes apresentaram ideias de como utilizar as espécies da região para criação de jardins e praças e também para recomposição de espaços geográficos.

Segundo a secretária municipal de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, muitos servidores e profissionais que já trabalham na área de paisagismo se interessaram pelo curso e estão tendo acesso a novas ideias para um trabalho melhor e mais aperfeiçoado. A secretária ainda lembrou que amanhã (3) será desenvolvida a parte prática da oficina.

O estudante de Engenharia Ambiental, Guilherme Gil, reforçou o quanto é importante participar dessa oficina para aprimorar ainda mais o conhecimento, “por isso ouvir especialistas no assunto nos faz perceber o uso de plantas que temos contato no dia a dia, mas que muitas vezes não damos importância”. Já o integrante do projeto Começar de Novo, Yuri Cairo, acredita que o conhecimento adquirido durante a oficina ajudará no embelezamento do espaço doméstico e também na melhoria do currículo profissional.