Brasil

Após três meses, covid volta a liderar causas de morte no país

O avanço no número de mortes causadas pela covid-19 é resultado direto da circulação da variante ômicron no país

O aumento no número de casos de covid-19 nas últimas semanas também elevou o total de mortes e fez com que a doença voltasse a ser a principal causa de óbitos no Brasil—o que não ocorria desde a semana entre 10 e 16 de outubro de 2021. Segundo dados dos cartórios de registro civil, a semana que se encerrou no último sábado (16 a 22 de janeiro) teve registradas, até ontem à noite, 1.976 declarações de óbito com covid-19 como causa. O número supera em 53% as 1.293 mortes por AVC (acidente vascular cerebral), que lideraram o número de mortes no país entre o final de outubro e início de janeiro,

O total de óbitos pela covid-19 não ficava mais de 50% acima das duas outras principais causas de morte do país (infarto e AVC) desde a primeira semana completa de setembro de 2021 (entre os dias 5 e 11).

Os dados constam no portal da transparência da Arpen-Brasil (Associação de Registradores de Pessoas Naturais). Os números mais recentes ainda são parciais, já que o prazo para inserção das informações na plataforma é de até 15 dias. É importante frisar que as contas do portal usam como base a data de óbito, diferente do Ministério da Saúde e do consórcio de imprensa, do qual o UOL faz parte, que consideram os dados das secretarias estaduais de saúde. Neste caso, o número de óbitos das últimas 24 horas se refere à data de registro, que não necessariamente é a mesma da morte. Ao longo das últimas semanas, o número de óbitos diários registrados pelos cartórios vem crescendo. A média móvel para sete dias está quase o triplo da registrada no final de 2021. Segundo os dados da Arpen, os números aumentaram de 105, em 31 de dezembro, para 293 em 20 de janeiro —a tendência é o dado aumentar com as novas inserções no sistema.

Mais casos, internações e mortes A curva de óbitos no Brasil deve acelerar nos próximos dias, embora em patamares bem abaixo das ondas anteriores. Segundo o último boletim Infrogripe, da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), publicado na sexta-feira (21), o número de internações por SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) vem crescendo em todo o país.

Vacinação freia letalidade da ômicron

O avanço no número de mortes causadas pela covid-19 é resultado direto da circulação da variante ômicron no país. Mais transmissível que outras cepas, ela vem causando um aumento expressivo no número de casos nos últimos dias, levando o país a bater recorde de confirmações de testes positivos.

Para o virologista e coordenador da Rede Corona-ômica, do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovações, Fernando Spilki, os números de casos, internações e óbitos mostram que houve uma precipitação ao se ratificar que estávamos iniciando o “fim da pandemia” e que a ômicron seria uma cepa leve.

Fonte: Notícias Uol