Bahia

Após interdição, Instituto Arara Azul continua funcionando irregularmente

O Instituto Arara Azul, uma clínica para tratamento da obesidade, continua em funcionamento no condomínio Busca Vida, em Camaçari, mesmo após interdição por atuar sem alvará de funcionamento e da Vigilância Sanitária, e sem autorização do Corpo de Bombeiros.

A Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur) de Camaçari interditou a clínica no último dia 3 fevereiro. À época, a gestão municipal informou que uma equipe da Superintendência de Ordenamento e Fiscalização de Uso do Solo (Suofis) esteve no local e emitiu um auto de infração pela falta do alvará de funcionamento da Clínica. No último dia 17, uma nova visita técnica foi realizada e a direção da clínica foi orientada a comparecer à sede da Sedur para regularizar a situação. O comparecimento não foi registrado.

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) também havia apontado irregularidades, como a ausência do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), necessário ao funcionamento de instalações desse tipo. O Instituto Arara Azul enfrenta ainda um imbróglio com o condomínio Busca Vida, onde funciona de forma irregular. Recentemente, a clínica tentou obter na Justiça uma liminar para continuar uma obra, mas teve o pedido negado.

De acordo com denúncias de pacientes e pessoas ligadas à clínica, a instituição mantém, ao menos, outros seis pacientes internados e goza de bastante prestígio junto ao Conselho Regional de Medicina (Cremeb), que avaliou como regular a atuação da clínica.