Bahia Saúde

Apenas 25% das meninas tomaram vacina contra HPV na Bahia, diz Sesab

O HPV é um dos causadores do câncer de colo de útero

O HPV é um dos causadores do câncer de colo de útero

A vacina contra o papilomavírus humano (HPV) foi aplicada, este ano, em apenas 25% das meninas que estão na idade de serem imunizadas, entre 9 e 13 anos, na Bahia. Os dados são da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), que ainda informa que somente pouco mais da metade das jovens que já foram imunizadas (cerca de 14%) retornaram aos postos pra segunda dose da vacina. Os especialistas atribuem os baixos índices de vacinação aos pais, por terem medo dos possíveis efeitos colaterais e de estimular a prática sexual precoce nas filhas.

O HPV é um vírus transmitido sexualmente e que pode levar ao câncer de colo de útero. A vacina contra a doença é fornecida de graça e está sobrando nos postos de saúde. Os responsáveis devem ficar atentos pois as crianças e adolescentes só estão imunizadas se tomarem as duas doses da vacina.

De acordo com o ginecologista Carlos Menezes, a imunização é importante e os efeitos colaterais são comuns, iguais a outras vacinas, como uma pequena dor local e vermelhidão, que passa em horas ou dias.

“A vacina vai trazer vários benefícios para a mulher. Ela [a vacina] reduz em cerca de 70% as chances de ter câncer de colo do útero, que é o câncer que mais mata mulheres no Brasil. Ela [a vacina] reduz em 90%, o surgimento de verrugas genitais, que são dolorosas ao tratamento, e de lesões pré-malignas e malignas de ânus, além de proteger em 50% o surgimento de lesões em vulva e vagina. Então oferece uma excelente proteção para essas meninas”, explicou Menezes.

Bárbara Adzane, mãe de uma menina de 10 anos, disse que entende a importância da vacina e por isso levou a filha para tomar as doses. “Tem que ter a consciência do que é melhor para as nossas filhas, que é a prevenção. A primeira dose ela tomou na escola. A segunda dose, eu a levei até o posto de saúde e ela foi vacinada”, relatou.

Vacinação
Em 2014, a meta de vacinação contra HPV foi atingida em mais de 100% para as meninas da faixa etária entre 9 a 13 anos, segundo dados da Sesab. Já em 2015, apenas 56% das meninas tomaram a primeira dose da vacina e 30,31% a segunda dose, essencial para a imunização completa.

“Justamente nessa faixa etária [9 e 13 anos] que o sistema imunológico da menina está mais capaz de produzir mais anticorpos. Se deixar para mais tarde, a produção [de anticorpos] não vai ser tão eficaz”, disse Ramon Saavedra, coordenador de imunização da Sesab. Informações G1 Bahia.