Saúde

Análise de mutações do coronavírus leva a potencial vacina universal contra a Covid

Foto: Reprodução / CTVacinas UFMG

Uma pesquisa com as diferentes mutações sofridas pelo coronavírus nos últimos três anos levou ao desenvolvimento de uma candidata a vacina universal contra a Covid. A fórmula, chamada de Span (S da proteína S ou espícula usada pelo vírus para invadir as células e pan de pancoronavírus) contém as principais mudanças ocorridas no Sars-CoV-2 que afetaram a eficácia das vacinas disponíveis até então, principalmente após o surgimento de novas cepas mais infecciosas ou com maior escape imunológico.
Ao ser testada em camundongos em laboratório, a fórmula teve sucesso em induzir anticorpos contra dez variantes de preocupação (ou VOCs, na sigla em inglês) que surgiram nos últimos anos, entre elas a alfa, a gama (de Manaus) e a delta.
O imunizante em estudo também ofereceu uma maior resposta protetora em camundongos que tinham recebido duas doses de vacinas formulados contra a cepa original de Wuhan (ou “wildtype”, também chamada de forma selvagem), possibilitando assim um uso como dose de reforço no futuro.
O artigo descrevendo a descoberta foi publicado nesta quarta (4) na revista científica Science Translational Medicine e é fruto de uma colaboração de pesquisadores da Universidade de Wuhan, do Instituto de Produtos Biológicos de Wuhan e do Centro de Controle e Prevenção de Doenças chinês.
Para chegar a uma formulação universal de vacina, os cientistas analisaram 11.650.487 sequências do coronavírus do banco do Centro Nacional de Informação Biotecnológica (NCBI, na sigla em inglês) depositadas até 28 de fevereiro de 2021 (ou seja, antes do surgimento da delta e ômicron). Do total, 2.675 sequências da proteína S foram estudadas para criar uma árvore filogenética do vírus na sua região de maior frequência de mutação.

Fonte: Bahia Notícias