Vitória da Conquista

Alunos da academia da saúde do Bairro Brasil participam de ação de prevenção ao diabetes

O azul foi a cor que pintou o mês de novembro, não só para alertar sobre a prevenção do câncer de próstata, mas para também mobilizar as pessoas para a prevenção e o controle do diabetes, com diversas atividades realizadas pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A coordenadora de Saúde do Adulto e do Idoso da SMS, Érica Suzart, disse que as duas campanhas foram unidas para alcançar um público ainda maior. “Aproveitamos o Novembro Azul para falar tanto da prevenção ao câncer de próstata quanto do diabetes, aproveitando o máximo de público para conscientizar e mobilizar sobre esses assuntos que precisam ser colocados em pauta”, destacou Érica.

No fim da tarde de ontem (29), o Núcleo Ampliado de Saúde da Família da Atenção Básica (NASF-AB) e a Coordenação de Saúde do Adulto e Idoso fizeram uma ação com os alunos da Academia de Saúde do Bairro Brasil, ofertando o exame de hemoglobina glicada, aferição da pressão arterial e glicemia capilar para rastreio do diabetes e orientações preventivas. Também houve palestra educativa em parceria com os alunos do último ano curso de Medicina da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

Maria Sabrina Silva, de 55 anos, que participa das atividades físicas na Academia, aproveitou o momento da ação para fazer o exame de hemoglobina glicada que mostrou uma pequena alteração que acendeu o seu sinal de alerta. “Eu me previno, me cuido, passo no médico para saber como está minha saúde. Eu já tenho problema cardiovascular e na minha família tem histórico de diabetes, então eu tenho me cuidado o máximo possível e já vou procurar logo o médico para ver isso”, contou Maria.

Ao longo do mês, as equipes de saúde intensificaram a realização dos exames de hemoglobina glicada – teste padrão ouro capaz de medir os níveis de açúcar presentes no sangue – em ações pontuais unidades de saúde, nas atividades do Novembro Azul, no mutirão de recadastramento das Farmácias da Família e no projeto Saúde em Todo Lugar, que este mês aconteceu no distrito de José Gonçalves.

Em parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba), a SMS também incorporou uma nova tecnologia com um novo equipamento que permite a realização de mais exames para monitoramento do diabetes, pressão alta e colesterol, além do exame de hemoglobina glicada. “Nós temos trabalhado nessas parcerias com as universidades que nos ajudam a agregar mais serviços para a população. As equipes têm trabalhado constantemente para garantir que os pacientes acompanhados possam ter o controle da doença e, consequentemente, mais qualidade de vida”, explicou a secretária municipal de Saúde, Ramona Cerqueira.