Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Televisão

A Grande Família’ dá adeus após 14 anos de bom ibope

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

“Essa família é muito unida e também muito ouriçada. Brigam por qualquer razão mas acabam pedindo perdão.” Nesta quinta-feira (11), será a última vez que os telespectadores vão ouvir o samba de abertura de “A Grande Família”, um dos programas que mais fizeram sucesso na história da TV Globo. Foram 488 capítulos, exibidos entre 2001 e 2014, tendo como protagonistas o casal formado por Dona Nenê (Marieta Severo) e Lineu (Marco Nanini).

Receita certeira – Trata-se do fim da série mais longa da televisão brasileira (a primeira versão foi exibida na década de 1970 e durou quatro anos), que por meio do humor, retratou com muita graça e diversão a trajetória de uma família tipicamente brasileira sempre em sintonia com a realidade do país, pintando um retrato do cotidiano nacional nos últimos anos. A identificação do público foi imediata.

As tramas sempre foram muito bem amarradas, o elenco demonstrou uma sintonia ímpar e o humor nunca caiu na vulgaridade ou no escracho. Houve sempre o cuidado de exibir uma comédia inteligente e que sempre dialogasse com quem assistia. Resultado: ótimos números no Ibope.

Importantes sitcoms norte americanas (comédias de situação), como “Friends”, “Gilmore Girls” e “Will & Grace”, também tiveram muitas temporadas e, em determinado momento, deixaram seus fãs desolados. Sempre, por mais triste que seja, chega a hora de dar um ponto final na história. Independente da vontade do público.

Motivos – Um dos motivos pode ser a preferência por dar fim à uma receita que deu certo, antes dela desandar. Em entrevista ao “Fantástico”, Marieta Severo disse que a ideia do elenco sempre foi terminar o seriado em seu ápice. “Estava na hora. A gente sempre sonhou em acabar com o programa, a gente falava muito isso entre nós, acabar com o programa assim no auge dele ainda. Ainda com uma relação criativa, boa, receptiva com a plateia, com o telespectador. Terminar desse jeito.”

Outro fator é o cansaço do elenco. Fazer parte de um programa tão longevo deve ter deixado os atores enjoados, loucos para fazerem coisas novas. Em entrevista recente, Marco Nanini declarou: “Tudo tem um fim. Fico com nostalgia, mas não é uma tristeza profunda, porque nos entregamos bastante e vivemos tudo que tínhamos para viver nesse programa”.

É triste, mas as malandragens de Agostinho Carrara (Pedro Cardoso) e sua relação maluca com a mulher, Bebel (Guta Stresser), os divertidos ataques de Lineu (Marco Nanini), o carismático Beiçola (Marcos Oliveira) e sua paixão platônica por Nenê (Mariela Severo), as armações de Tuco (Lúcio Mauro Filho), e muitas outras situações e momentos marcantes de A Grande Família vão deixar saudade.