Bahia

A Bahia é o estado com o menor rendimento médio no país, afirma supervisora do IBGE

A supervisora de Disseminação de Informação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mariana Viveiros, apontou que a Bahia é o estado com o menor rendimento médio no país, com o valor aproximado de R$ 1.865. Durante entrevista para a Rádio Metropole nesta terça-feira (20), ela divulgou e comentou dados referentes ao mercado de trabalho baiano e brasileiro.

“O rendimento da Bahia ainda é o mais baixo do país. Temos um ganho médio significativo, mas frente aos outros estados estamos em uma posição muito ruim. Ele [rendimento médio]  é essencial para as famílias e é o mais importante nos domicílios, via de regra. Interfere em uma série de outras questões que tratam das condições de vida das pessoas”, explicou ao comentar que o estado também é o segundo com maior taxa de desocupação, um total de 8,5 milhões que não estão empregadas.

Ainda durante a entrevista, Mariana explicou que no quadro nacional as mulheres apresentam uma maior dificuldade na obtenção de um trabalho, mesmo os que não sejam formais. “Uma série de razões. A gente sabe que as mulheres tem uma maior dificuldade por ter essa dupla jornada e acaba representando uma certa dificuldade de ingressar no mercado. Essa é uma questão objetiva que a gente observa e que interfere nessa questão da desocupação, mas existem questões históricas e estruturais que estão colocadas para elas”, afirmou.

//metro1