Boletim da sessão ordinária dessa quarta-feira (10/04)
Ascom/Câmara
Sidney Oliveira parabeniza escola por aproximar alunos do legislativo
O vereador Sidney Oliveira (PRB) usou a tribuna na sessão desta quarta-feira (10) e parabenizou a direção do colégio infantil Nova Escola por ter promovido a visita de seus alunos às dependências do Poder Legislativo esta semana, conhecendo os gabinetes e os vereadores. Segundo o vereador, merecem aplausos iniciativas como esta porque fortalecem o sentido de cidadania na medida em que as crianças entendem a importância da Câmara. Sidney Oliveira afirmou que os vereadores são permanentemente cobrados pela população, às vezes, em questões que fogem à sua competência legislativa. Por isso, informou, que será realizada uma audiência pública exclusivamente para tratar dos limites constitucionais do exercício do mandato parlamentar municipal. “Parabenizo a iniciativa da Nova Escola porque é fundamental a proximidade dos cidadãos com o Poder Legislativo”.
Álvaro Pithon diz que Oi desrespeita consumidores
A má-qualidade dos serviços prestados pela operadora de telefonia móvel Oi e as recorrentes queixas dos consumidores de Vitória da Conquista foram objeto do discurso do vereador Álvaro Pithon (DEM) na sessão desta quarta-feira (10). Segundo o parlamentar, a empresa mostra que não respeita os seus clientes, lembrando que, em 2012, o mesmo assunto havia sido pautado em uma sessão especial, inclusive com a presença do Ministério Público Estadual, sem que tenha havido qualquer melhoria no serviço desde então. O democrata também cobrou soluções para o endereçamento postal em Vitória da Conquista, informando ser comum a ocorrência de duplicidade na numeração de casas em uma mesma rua. Para Álvaro, que cobrou uma postura do secretário de Mobilidade Urbana, Luis Alberto Selmann, este é um problema que precisa ser resolvido o mais urgentemente possível.
Professor Cori quer disciplinar transporte de carga em área urbana
Na sessão desta quarta-feira (10) o vereador Professor Cori (PT) afirmou que há urgência na organização do fluxo do trânsito em Vitória da Conquista, destacando a tramitação do Projeto de Lei 09/2013, de autoria do Poder Executivo, que propõe a regulamentação dos estacionamentos nas áreas urbanas. Como medida para dinamizar o trânsito, o parlamentar sugeriu a suspensão e até a proibição do tráfego de caminhões e carretas acima de 5 mil quilos no centro da cidade.
Os danos na infraestrutura da cidade causados pelas fortes chuvas que caíram sobre Vitória da Conquista no último final de semana foram o principal assunto do líder da Bancada de Oposição, vereador Arlindo Rebouças (PMN), na sessão desta quarta-feira (10). O parlamentar teceu críticas à Administração Municipal, afirmando que os problemas que atingiram várias ruas e bairros decorrem, em grande parte, da falta de um eficiente sistema de escoamento de águas pluviais. Além disso, o vereador reclamou do que considera uma “invasão” da Serra do Periperi, que, “de forma irresponsável”, o município permite. E alertou: “Muito coisa ruim ainda vai acontecer”.
O óbito de uma idosa, ocorrido nesta terça-feira (09) por falta de atendimento em um hospital público da cidade, motivou o vereador Luciano Gomes (PR) a exigir dessas unidades a humanização no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde/SUS. Segundo o parlamentar, são muitos os casos de pacientes “liberados” por atendentes com o único objetivo de reduzir o número de atendimentos, devendo, por isso mesmo, haver qualificação dos recursos humanos para evitar situações “inadmissíveis” como as que narrou. “Os atendentes precisam olhar os pacientes com o coração”. Além disso, declarou ser necessário que os pacientes sejam avaliados pelos profissionais médicos mas“muitas vezes o recepcionista tem medo do médico e acaba não fazendo a ficha das pessoas que esperam atendimento”.
O Líder do Governo Florisvaldo Bittencourt (10) usou a tribuna da Câmara Municipal na sessão desta quarta-feira (10) para falar da importância da Audiência Pública sobre o Plano de Habitação de Interesse Social/PHIS, que será realizada na noite de hoje pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista no plenário da Câmara de Vereadores. O paramentar esclareceu que durante o evento – que antecede a Conferência Municipal das Cidades, marcada para 26 de Abril – será apresentado o diagnóstico da política de habitação no município.Para ele, é fundamental a prática permanente de reflexão sobre a ocupação dos espaços e a organização das cidades, por isso, em conjunto com o mandato do vereador Ademir Abreu (PT), vai apresentar proposta de realização de uma audiência pública para ampliar o debate sobre o assunto. “O crescimento da cidade deve ser pauta permanente desta Casa”.





