Política Vitória da Conquista

Arlindo Rebouças diz que vai investigar “máfia da vistoria” do Detran

Arlindo Rebouças (PROS)

Arlindo Rebouças (PROS)

Na sessão desta quarta-feira (1), o vereador Arlindo Rebouças (PROS) comentou a situação enfrentada por proprietários de veículos no estado da Bahia. Segundo ele, o problema pode ser classificado como ‘roubo legalizado’ e ‘assalto à mão armada’. “Hoje tem uma máfia, chamada máfia da vistoria, onde você paga um absurdo para fazer a vistoria de um carro. E a denúncia que nós temos é que a máfia está ligada ao pessoal do próprio Detran. Eles colocam essas tais oficinas para vistoria e roubam os proprietários de veículos. A obrigação é do Detran fazer a vistoria, por isso a gente paga IPVA e seguro. Ainda vou levantar com detalhes essa máfia para saber como está sendo isso. Isso é injusto, tanto imposto que a gente paga todo dia e todo momento”.

Ainda em sua fala o parlamentar criticou a demora enfrentada pelos proprietários de veículos durante o processo de vistoria. De acordo com ele, quando os proprietários chegam para transferir o veículo o Detran informa que só tem vaga para vistorias após 45 dias. “Para que isso? Porque você sabe se passar de 30 dias tem uma multa porque não transferiu. Aí você é obrigado a pagar aquele cidadão lá, que é gente deles mesmo. Isso não é justo para ninguém, é um assalto legalizado pelo Governo do Estado. E não podemos ficar calados. Porque a sociedade está cheia de pagar impostos. São quase seis meses que trabalhamos para pagar impostos”.

Arlindo Rebouças falou sobre o atendimento dos funcionários que trabalham no Detran, e disse que as reclamações em relação ao serviço são muitas. Segundo ele, as pessoas que precisam dos serviços do Detran são tratados como se estivessem pedindo favor, e têm de se humilhar para conseguir atendimento. “Sendo que o servidor público é obrigado a atender bem porque estão ganhando para isso. Sou servidor público há mais de 40 anos e entendo que é uma obrigação atender bem ao público, e não através de pistolão. Tem uma tal de uma autoescola pública que você não consegue nunca se inscrever porque sempre está lotada. É uma escola pública para inglês ver, para a máfia”, disse, garantindo que vai fazer o levantamento de todas as taxas cobradas pelo Detran.