Educação

Vitória da Conquista: Aluna de Escola Municipal Mário Batista vence Concurso Cultura Nacional

Rebeca Novaes, estudante do 5º ano da Mário Batista, venceu na categoria Redação

A redação escrita por Rebeca Novaes, aluna do 5º ano da Escola Municipal Mário Batista, no bairro Urbis I, foi a campeã da etapa nacional do Concurso Cultural do Instituto Sicoob. “Eu nem estou acreditando ainda. Me sinto honrada por ter ganhado na etapa nacional porque tinham muitas pessoas participando, pessoas de todo o país. Fiquei muito feliz”, contou a garota.

O resultado foi divulgado nesta segunda-feira (11). O Concurso Cultural do Instituto Sicoob recebeu mais de 60 mil inscrições de estudantes do 3º e 5º anos do Ensino Fundamental das redes pública e privada do país para as duas categorias existentes (desenho e redação). O tema dos trabalhos foi “Todo mundo ganha com a cooperação”. Ao todo, participaram 764 escolas de 246 municípios brasileiros.

Entre os critérios utilizados pela comissão avaliadora do Concurso para analisar as redações, destacam-se o texto narrativo, o domínio das normas gramaticais e a originalidade. O texto de Rebeca, 11 anos, sob a orientação da professora Gilmara Quaresma, foi uma paródia da história da lebre e da tartaruga, abordando o consumo consciente e a preservação ambiental.

“A mensagem que quis deixar é de que precisamos ser menos consumistas e mais conscientes porque nosso planeta está, cada vez mais, se acabando com o lixo”, afirmou a garota que adora ler e escrever nas horas vagas – “às vezes, baixo livro no celular e fico lendo ou pego meu caderno e vou escrever” –, e ainda está em dúvida entre cursar Medicina ou Direito.

Resultado esperado – Apesar da surpresa da estudante, para a diretora da escola, Edelci Cardoso, que foi professora de Rebeca por três anos, o resultado já era esperado. “Apesar de ter recebido a notícia com muita satisfação, não chegou a ser novidade, considerando quem é Rebeca, uma menina extremamente aplicada e que também é fruto do trabalho que vem sendo feito”, comentou.

A Escola Municipal Mário Batista tem construído uma história de destaque na rede. Na nota do último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a unidade alcançou 6,2 pontos. “Tenho certeza de que teremos outras alegrias e surpresas em relação à Escola Municipal Mário Batista em razão do preparo da escola e dos professores e atuação da coordenação”, reforçou Edelci.

Como premiação, nesta etapa final, Rebeca receberá um computador. Já a escola também será premiada com um data show e caixa de som.

//pmvc