Vitória da Conquista

Vila Elisa e Vila Bonita recebem ação de saúde e vacinação para crianças

Descentralizar serviços importantes e facilitar o acesso das comunidades mais vulneráveis. Foi com esse objetivo que equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estiveram nos conjuntos habitacionais do Vila Elisa e Vila Bonita na manhã deste sábado (11), com ações de vacinação infantil e pesagem e medição de crianças, exigência para os beneficiários do programa federal Auxílio Brasil.

No Vila Sul e Vila Elisa, foram disponibilizadas 1.500 doses para atualização do cartão vacinal, o que inclui vacinas de tríplice viral, febre amarela, hepatitie A, meningocócica C, influenza, dentre outras.

A gestora da SMS, Ramona Cerqueira, explicou a iniciativa. “Uma das ações e estratégias da Secretaria de Saúde é buscar melhores resultados principalmente em atendimento às populações vulneráveis, e para isso nós estamos levando serviços nas próprias comunidades, para que a gente possa prevenir problemas graves de saúde”, afirmou.

Na creche do Vila Elisa, onde foram disponibilizados os serviços nesta manhã, as mães aproveitaram a oportunidade para garantir a saúde dos filhos e ficar em dia com o Auxílio Brasil, programa social do Governo Federal de transferência direta e indireta de renda a famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza.

Uma delas foi a dona de casa Ana Beatriz de Jesus, que levou a filha Meives, de 4 anos, para os atendimentos. “Facilitou demais, porque como o posto daqui do bairro é no centro, é difícil a gente ir. Muitas vezes a gente não tem o dinheiro da condução pra poder ir lá, e trazendo pra cá ficou maravilhoso”, avaliou.

A manicure Brenda Oliveira, mãe de Miguel, de 5 anos, compartilha a mesma opinião. “Facilita, porque o bairro da gente é muito longe do centro. A gente tem que pegar ônibus, pagar passagem, pra ir pro centro”, disse.

Ao lado do filho Pietro, de 3 anos, a auxiliar de serviços gerais Ana Maria dos Santos resumiu a participação no atendimento: “Foi bem gratificante pra gente.”

Vacinação contra a Covid no Centro – Além da vacinação nos conjuntos residenciais, neste sábado a SMS também realizou vacinação na Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep), no centro da cidade. Foram disponibilizadas para a população 1.300 doses de imunizantes contra a Covid-19 e a gripe Influenza.