Vitória da Conquista

SMS retoma os atendimentos odontológicos nas unidades de saúde

Todos os atendimentos odontológicos já foram retomados nas unidades de saúde do município, depois de terem sido suspensos os atendimentos eletivos – aqueles que não são considerados de emergência – por mais de um ano. A suspensão havia sido determinada pelo Ministério da Saúde, devido à pandemia e o risco maior de contaminação por aerossóis.

Muitos consultórios odontológicos foram adaptados e passaram por manutenção para a retomada das atividades, e as 40 equipes de saúde bucal receberam equipamentos específicos de proteção, garantindo que o atendimento seja seguro para os pacientes e profissionais.

Com o retorno dos atendimentos nas unidades, também foi iniciada uma parceria com o curso de Odontologia da Faculdade Maurício de Nassau e os alunos também estão fazendo o estágio supervisionado nas unidades de Saúde da Família do Miro Cairo, Urbis V, Hugo de Castro, Bruno Barcelar e Jardim Valéria, ampliando a oferta de atendimentos à comunidade dessas áreas.

“Nós estávamos nos preparamos com muito cuidado para garantir esse retorno seguro dos atendimentos odontológicos. Essa parceria para os estágios supervisionados é uma iniciativa pioneira no nosso município, que é uma via de mão dupla, porque os alunos podem ter a experiência única de prestar serviço no SUS e nós também ganhamos proporcionando mais assistência em saúde bucal para a nossa população”, explicou a coordenadora de Saúde Bucal do município, Luiza Lorraine Castro.

Na Unidade de Saúde da Família Urbis V, Maria de Fátima Amorim, 66 anos, que é servidora pública e vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, aprovou o atendimento recebido. “’Eu fico muito feliz com essa parceria, porque a gente sabe que diante do repasse de verba que a saúde tem do Governo Federal, jamais vamos ter um trabalho como deveria ser feito. A professora deles que está aqui hoje está de parabéns, porque os alunos estão realmente preparados e, em nome da comunidade da Urbis V, digo que nós ganhamos bastante com a retomada desse serviço e com essa parceria”, destacou Fátima.