Bahia

Secretário de Saúde estima que casos de Covid-19 em Salvador podem ser 10 vezes superior ao notificado

O secretário municipal de Saúde, Décio Martins, disse, nesta segunda-feira (21), que a estimativa é de que o número de casos de Covid-19 na capital baiana seja 10 vezes maior do que o notificado.

De acordo com ele, há 1,2 mil casos atualmente ativos na cidade. “Entendemos que muitas pessoas têm feito teste de farmácia. Orientamos essas pessoas que, caso sejam positivadas, compareçam aos nossos postos para realizarem a testagem, porque quando faz o autoteste não há notificação. Temos 1,2 casos ativos, e a conta que fazemos é de que é 10 vezes maior. Entendemos que temos 12 mil casos ativos”, disse, em entrevista à Rádio Metropole.

Décio Martins ressaltou que vivemos neste momento o terceiro período de alta de Covid. O primeiro ocorreu logo após o Réveillon, e o segundo depois das festas juninas.

“Até agora, tem se comportado, como das outras vezes, com grande aumento de casos, mas com pouca necessidade de internação em números absolutos. Obviamente, estamos acompanhando diariamente o aumento”, frisou, ao recomendar o uso de máscaras se tiver com sintomas gripais.