Brasil Curiosidades

Robôs ou humanos? Veja as profissões que devem sumir ou estar em alta nas próximas décadas

A tecnologia tem mudado drasticamente a forma como as pessoas vivem no dia a dia e, assim, está revolucionando pouco a pouco o mercado de trabalho. Pesquisas das universidades Coppe/ UFRJ, FGV e da consultoria McKinsey apontam que mais da metade dos postos de trabalho no Brasil correm alto risco de serem automatizados nas próximas décadas. Veja como se preparar para atravessar essas mudanças.

Depois da revolução tecnológica no trabalho agrícola e industrial, os especialistas apostam que a nova onda de automação afetará os trabalhos ligados a prestação de serviços, majoritário nas grandes cidades. Algoritmos e a inteligência artificial já conseguem realizar algumas tarefas simples, e assim, cargos administrativos, burocráticos e padronizados são os mais ameaçados. Dados da pesquisa da Coppe/UFRJ mostram que o cargo de assistente administrativo e auxiliar de escritório, que empregam mais de 4 milhões de pessoas no país, tem 96% de risco de serem automatizados na próxima década, e o profissional de telemarketing, 99% de risco. Para as empresas, isso representa uma redução nos custos, para os trabalhadores, um enorme desafio de continuar útil.

— Fizemos a pesquisa adequando indicadores de risco de automação descobertos pela universidade de Oxford para o Brasil. Na conclusão da análise dos dados, vimos que os cargos mais afetados serão os com os menores salários e menor nível de escolaridade — afirma Yuri Lima, pesquisador do estudo.

//extra