Vitória da Conquista

Novos profissionais de saúde contratados pela Prefeitura começam a trabalhar na rede municipal

Os 101 profissionais de saúde convocados na seleção da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), começam a atuar nas diversas unidades a partir desta quinta-feira (2). O acolhimento aconteceu hoje (1º), na Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente, e eles já foram alocados nos seus locais de trabalho.

Pela manhã, a Diretoria de Atenção Básica (DAB) recebeu os profissionais de nível médio, entre técnicos administrativos, auxiliares de saúde bucal e técnicos de enfermagem. No período da tarde, foi a vez dos profissionais de nível superior, entre eles enfermeiros, odontólogos, assistentes sociais, farmacêutico, psicólogo e profissional de educação física.

Na recepção, os 64 profissionais que trabalharão na Atenção Básica puderam conhecer toda a rede de saúde do município e os fluxos de atendimento dos serviços, e também foram orientados sobre as normas e rotinas das unidades de saúde onde irão trabalhar.

A diretora de Atenção Básica, Camila Ribas, afirmou que a chegada desses novos profissionais vai ajudar a desafogar muitas demandas da Atenção Primária à Saúde (APS), já que o quadro de profissionais, principalmente de técnicos de enfermagem e auxiliares administrativos, ficou reduzido por conta encerramento de alguns contratos.

“São profissionais que parecem estar com muita vontade de trabalhar, de acolher as demandas e isso é muito bom. É um ganho muito grande para a população que vai ter um melhor acolhimento nas unidades de saúde que vão receber esses profissionais, melhorar o fluxo das salas de vacina e preencher algumas lacunas que estavam em aberto”, ressaltou a diretora.

Além das vagas que serão preenchidas, a SMS também está trazendo mais profissionais para a implantação de novos serviços, como uma nova equipe de APS para um novo posto de saúde que será inaugurado no bairro Miro Cairo, no final do mês de junho, e aprimoramento do serviço do HabSUS, para atender as áreas descobertas.