Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Novo Aeroporto Vitória da Conquista

Licença de Instalação do novo aeroporto de Vitória da Conquista é publicada pelo Inema

Projeto do novo aeroporto é apresentado, pela Concremat, para a Administração Municipal

Secom/PMVC

Nessa sexta-feira, 11, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema), por meio da Portaria nº 7316/14 concedeu a Licença de Instalação para o início das obras do novo aeroporto de Vitória da Conquista. Com a autorização, o serviço de terraplanagem na área onde o equipamento será construído – localizada no povoado de São José conhecido como Pé de Galinha, a 7 km do centro da cidade – vai começar a ser realizado pela equipe de trabalho do consórcio Top/Paviservice, responsável por executar a obra.

“Essa licença expedida pelo Inema é uma das etapas mais importantes dentro do processo, pois ela autoriza o início das obras. Ou seja, em breve, as máquinas estarão atuando naquela área para a construção da pista do novo aeroporto da cidade”, celebrou o prefeito Guilherme Menezes, que foi informado pelo próprio secretário estadual de Meio Ambiente, Eugênio Spengler, sobre a publicação da Portaria no Diário Oficial da Bahia deste sábado, 12.

O Governo Municipal participou de todas as etapas que viabilizaram a implantação desse fundamental equipamento para a cidade, desde a primeira reunião para a definição do local. “Dezessete sítios foram identificados como propícios para a construção de uma pista de aeroporto, mas o de Iguá foi consenso entre todas as autoridades, inclusive, a Infraero e o Derba, que acharam que ali era a melhor localização”, contou o prefeito.

A Administração Municipal também acompanhou cada fase de elaboração do projeto desenvolvido pela empresa responsável, a Concremat, e auxiliou com todo o apoio logístico necessário durante as demais fases do processo como a indenização dos proprietários que moravam na área onde o equipamento será construído. “Tudo foi feito na base do diálogo e do consenso”, realçou o prefeito que, por diversas vezes, esteve em Salvador e Brasília para reuniões, inclusive, com o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Wellington Moreira Franco, e com o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, solicitando celeridade para a viabilização da obra.

“Chegamos a essa etapa, principalmente, pela decisão do Governo Federal em investir em infraestrutura no país, inclusive, em portos e aeroportos, onde nesse cenário inclui-se Vitória da Conquista”, concluiu o gestor.

O projeto do novo aeroporto contempla todas as exigências das agências regulamentadoras do país. O equipamento terá uma pista de pouso com 2.100 metros de comprimento e 45 metros de largura, o que vai possibilitar a aterrissagem de aeronaves do modelo Boeing 737-800, utilizadas pelas grandes companhias aéreas do país.