Brasil

Governo de Lula empresta avião da FAB para chanceler russo se encontrar com presidente

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) emprestou um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para o chanceler da Rússia, Serguei Lavrov, viajar do Rio de Janeiro a Brasília para uma reunião com o presidente na quinta-feira (22). As informações são da Folha de S. Paulo.

Lavrov estava no Rio de Janeiro para o encontro com ministros de Relações Exteriores do G20. Antes de chegar ao Brasil, o chanceler também fez parada em Cuba e na Venezuela.

A previsão é de que ele viajasse a Brasília no avião oficial do governo da Rússia, mas a empresa que fornecia abastecimento na capital federal não iria conseguir ofertas combustível  após sanções dos Estados Unidos devido à Guerra da Ucrânia.

“Acontece que aqui no Brasil praticamente não existem empresas que abastecem aeronaves que não sejam de propriedade de corporações ocidentais. Mas quero destacar a atuação dos anfitriões brasileiros, que fizeram de tudo para resolver essa questão”, disse o chanceler de Vladimir Putin, segundo a agência russa de notícias Sputnik.